Data: 18/10/2019 17:04 / Autor: Cadu Proieti / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Seminário no Consórcio debate fortalecimento da política de assistência social

Evento contou com palestra da educadora e pesquisadora social Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes


Seminário no Consórcio ABC debate fortalecimento da política de assistência social
Seminário no Consórcio ABC debate fortalecimento da política de assistência social

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta sexta-feira (18/10), um seminário sobre o fortalecimento da política de assistência social, que contou com palestra ministrada pela professora e pesquisadora no campo de assistência social, há mais de 40 anos, Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes, a Marô.

O objetivo do evento, que reuniu aproximadamente 100 pessoas no auditório da entidade regional, foi promover uma reflexão sobre a importância e manutenção da política de assistência como instrumento de proteção social.

Durante a palestra, Marô apresentou um histórico sobre o setor, de quando era visto como ação de caridade até se tornar política pública. Os principais marcos desta transição, segundo ela, foram a Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a seguridade social, e a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em 2004.

No Suas, o local onde as pessoas moram é a referência para as ações de assistência social. “É reconhecido que as vulnerabilidades não são pessoas em sua exclusividade, mas um grupo social pertencente a determinado território”, explicou a educadora social.

Como dois grandes desafios para o Suas, a educadora social apontou a necessidade de resistir às tentativas de ser desfigurado e de prosseguir na luta pelo reconhecimento como política de proteção social não contributiva.

“O debate deste tema é fundamental e deve ser feito de forma regionalizada”, afirmou o secretário-executivo do órgão intermunicipal, Edgard Brandão

Crédito: Divulgação/Consórcio ABC

Comente aqui