Data: 05/08/2020 09:06 / Autor: Redação / Fonte: Metrô

Semana da Saúde no Metrô promove autocuidado durante a pandemia

As ações acontecem em diversas estações nesta semana e contam com orientações sobre saúde mental, distribuição de máscaras aos passageiros e campanha de vacinação


Crédito: Milton Michida/Governo do Estado de São Paulo

Reforçar os cuidados de rotina em contexto de pandemia é fundamental não só para combater a transmissão do coronavírus, como também para evitar outros problemas. Neste período, muitas pessoas têm evitado ir a hospitais e postos para checagens essenciais. Por isso, o Metrô de São Paulo promove a Semana da Saúde, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, com uma série de ações gratuitas realizadas em diferentes estações até esta sexta-feira (7). O intuito do evento é ressaltar medidas de prevenção contra a Covid-19, mas também chamar a atenção para a prevenção de outras doenças.

Das 9h às 17h desta quarta-feira (5), uma equipe multidisciplinar do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, estará na estação Tatuapé incentivando o autocuidado durante a pandemia, com orientações sobre lavagem adequada das mãos e uso correto de máscaras. A equipe é composta por dentistas, enfermeira especialista em contágio para sanar dúvidas sobre coronavírus e também por técnicos em enfermagem.

Os psicólogos do grupo também vão abordar a importância de permanecer em casa sempre que possível e os impactos do isolamento na saúde mental, além de orientar sobre como agir diante de crises de ansiedade e sugerir exercícios e atividades para reduzir o sofrimento causado pelo distanciamento social. Junto a essa ação, o Metrô também distribuirá máscaras aos passageiros no período das 10h às 14h.

Ainda em atenção à saúde mental durante a quarentena, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD II) Vila Madalena - PROSAM, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, promove uma reflexão sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas durante a pandemia na estação Vila Madalena. Os profissionais prestarão atendimento individual aos passageiros interessados com orientações, além da realização de uma breve avaliação do padrão de consumo e, quando preciso, do encaminhamento ao próprio CAPS ou a outros serviços de saúde da cidade. O atendimento acontece nos dias 6, 13, 20 e 27 de agosto (sempre às quintas-feiras), das 10h às 12h.

Outra ação será para alertar sobre o câncer de pênis, que representa 2% de todos os tipos de tumor que atingem os homens, segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, mas pode ser prevenido com a adoção de hábitos simples. Para conscientizar sobre cuidados, sintomas, diagnóstico e tratamento desta doença, uma exposição de banners do Instituto LAL permanece instalada de terça (4) a sexta-feira (7), durante todo o horário de operação do Metrô, nas estações Sé, Santa Cecília, Artur Alvim, Paraíso, Sacomã e Tucuruvi.

Vale lembrar que as ações para aplicação de vacinas contra gripe e tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) continuam nas estações Corinthians-Itaquera (quarta e quinta-feira) e Guilhermina Esperança (quinta-feira), das 10h às 17h, além de Santana (quarta-feira) e Tucuruvi (quinta-feira), das 9h às 15h. Pessoas a partir dos seis meses de vida e que ainda não se vacinaram neste ano podem se proteger contra a gripe, enquanto a tríplice viral pode ser aplicada em crianças com idades entre um e três anos e também em pessoas de 15 a 49 anos. Não é preciso apresentar a carteirinha de vacinação.

SERVIÇO

Semana da Saúde no Metrô: Campanha de prevenção ao Câncer de Pênis

Data: de 4 a 7 de agosto de 2020 (de terça a sexta-feira)

Horário: das 4h40 à 0h00 (durante todo o horário de operação do Metrô)

Local: Estações Sé, Santa Cecília e Artur Alvim (Linha 3-Vermelha); Paraíso e Sacomã (Linha 2-Verde); e Tucuruvi (Linha 1-Azul)

Semana da Saúde no Metrô: Orientações de saúde com profissionais do IPGG

Data: 5 de agosto de 2020 (quarta-feira)

Horário: das 9h às 17h (distribuição de máscaras das 10h às 14h)

Local: Estação Tatuapé, Linha 3-Vermelha

Semana da Saúde no Metrô: Avaliação e orientação sobre consumo de álcool, tabaco e outras drogas

Data: 6, 13, 20 e 27 de agosto de 2020 (sempre às quintas-feiras)

Horário: das 10h às 12h

Local: Estação Vila Madalena, Linha 2-Verde

Semana da Saúde no Metrô: Campanha de Vacinação (Tríplice Viral e Gripe)

Data: 5 e 6 de agosto de 2020 (quarta e quinta-feira)

Horário: das 9h às 15h (Santana e Tucuruvi) e das 10h às 17h (Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança)

Local: Estações Santana (quarta-feira) e Tucuruvi (quinta-feira), na Linha 1-Azul; estações Corinthians-Itaquera (quarta e quinta-feira) e Vila Matilde (quinta-feira), na Linha 3-Vermelha

Comente aqui