Data: 05/07/2022 11:15 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Semana da Educação 2022 começa hoje

Augusto Cury, Laysa Peixoto e Edu Lyra são destaques na Semana da Educação 2022; A Semana da Educação é um dos maiores eventos anuais online de educação do Brasil


Crédito: Divulgação

Entre os dias 5 e 7 de julho acontece a versão 2022 da Semana da Educação, evento virtual e gratuito que incentiva a busca por uma melhor educação, em transmissões sempre às 20h nos canais digitais da Autossuficiência Brasil, braço humanitário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Apesar de ser organizada por uma entidade religiosa, a Semana da Educação 2022 não tem cunho religioso, com foco apenas em orientações para obtenção de bolsas de estudos, histórias de sucesso, trilha educacional, habilidades técnicas e comportamentais e as mais diversas dicas em um único lugar, com palestrantes gabaritados.

Esse ano a programação apresenta novidades: a lista de palestrantes e temas, a presença de uma plateia e atrações musicais em todos os dias do evento.

No primeiro dia de evento será apresentada algumas das melhores histórias de sucesso na educação. Laysa Peixoto, uma jovem de 18 anos que descobriu um novo asteroide analisando imagens do computador de sua casa, em Contagem (MG), contará como é participar de um treinamento da Nasa, podendo se tornar 1ª mulher brasileira no espaço. Luis Henrique Santana, o menino que foi criado no Mato Grosso, rodeado por mato e por fazendas até os 19 anos, que percebeu que ali não era seu lugar e virou Sales Practice Lead de Analytics do Google também participará desse evento.

A criação da própria trilha de desenvolvimento educacional e os recursos para cursar uma universidade no Brasil e no exterior serão os temas do segundo dia do encontro virtual. O evento iniciará com a participação de Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, ONG que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil. Lyra é um dos mais ativos e admirados empreendedores sociais do país e foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos quinze jovens que podem mudar o mundo.

Duas mulheres acompanharão Edu Lyra: Analigia Martins, diretora de Marketing da Duolingo no Brasil, a maior plataforma de aprendizado de idiomas do mundo e o aplicativo mais baixado na categoria de Educação no iTunes e no Google Play; e Natalia Wells, professora no Colégio Presbiteriano Mackenzie, que dará dicas como se preparar para conquistar bolsas de estudo, inclusive internacionais.

O último dia da Semana da Educação 2022 será focado no desenvolvimento de habilidades comportamentais, resiliência, autoconhecimento, atitude e como vencer o medo, o bullying, a ansiedade nos estudos. Esses temas serão abordados por Augusto Cury, renomado psiquiatra, cientista, pesquisador e escritor. Publicado em mais de 70 países, Cury é considerado o escritor mais lido do Brasil no século XXI, tendo vendido só no Brasil 28 milhões de exemplares de seus livros. Ele também é autor do programa Escola da Inteligência, que tem como objetivo ensinar crianças e jovens a gerenciar sua emoção.?

Outra participação de peso no terceiro dia é Luiz Lima, conselheiro do Instituto da Criança e Diretor Executivo da organização Parceiros da Educação Rio. Lima quase seguiu a carreira de jogador de futebol mas preferiu seguir os estudos, se formou engenheiro, trabalhou no mercado financeiro e no segmento de restaurantes onde se tornou líder de uma das maiores redes de franquias de culinária japonesa do Brasil.

O encontro também contará com a participação do casal Eugênio e Fernanda Peixe. Fernanda é fundadora do Grupo UP Educar e gestora da Universidade Anhembi Morumbi - polos Sorocaba e Votorantim. Eugenio é consultor especialista em marketing educacional de performance, conscientização e desenvolvimento do potencial humano.

O evento já recebeu mais de 90 mil inscrições e teve mais de 300 mil acessos em suas transmissões anteriores. Este ano, os inscritos concorrerão a sorteio de tablets, smartphones e bolsas de estudo.

Para conferir a programação completa e participar basta se inscrever gratuitamente em semanadaeducacao.org.

Serviço:

Semana da Educação 2022, dias 5, 6 e 7 de julho de 2022 às 20h

Transmissão gratuita pelos canais da Autossuficiência Brasil no YouTube e Facebook.

Programação completa:

Show 1 – Dia 5 julho 2022 às 20h - "Inspire-se com algumas das melhores

histórias de sucesso na educação"

Abertura com Élder Juan A. Uceda, segundo conselheiro da Presidência da Área Brasil de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Apresentação das histórias de sucesso de Luis Henrique Santana e Laysa Peixoto.

Show 2 – Dia 6 julho 2022 às 20h - "Crie sua própria trilha de desenvolvimento educacional"

Participação de Edu Lyra, Analigia Martins e Natalia Wells. Temas que serão abordados:

·        Importância da leitura

·        Importância de se formar no Ensino Fundamental e Ensino Médio

·        O que é o ENEM? Como estudar para o ENEM?

·        Qual a diferença entre um curso técnico e uma graduação e por que fazer um?

·        Quais cursos técnicos e superiores são os mais aquecidos no mercado?

·        Importância de aprender inglês

·        Como conseguir bolsas de estudo

·        O que é BYU-Pathway? Como estudar na BYU-Pathway?

Show 3 – Dia 7 julho 2022 às 20h - "Desenvolva habilidades comportamentais”

Participação de Augusto Cury, Luiz Lima e o casal Eugênio e Fernanda Peixe. Temas que serão abordados:

·        Resiliência Emocional

·        Ansiedade nos estudos

·        Autoconhecimento

·        Atitude

·        Vencer o medo

·        Bullying

·        Síndrome do pensamento acelerado

·        Elevar a visão do jovem nos estudos

·        Como sair do "Nem-Nem": nem estuda e nem trabalha

Comente aqui