Data: 05/07/2022 16:57 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Seduc-SP inaugura 15º Centro de Inovação da Educação em Itapecerica da Serra

A nova unidade na Escola Estadual Joaquim Fernando Paes de Barros pode atender 1.200 visitantes por dia


Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Crédito: Daniel Guimarães/EducaçãoSP

Nesta segunda-feira (4), foi inaugurada uma nova unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) na Escola Estadual Joaquim Fernando Paes de Barros Neto, em Itapecerica da Serra. Além de uma unidade móvel, a carreta CIEBP Presente, este é o 15º CIEBP entregue pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). 

"Hoje é um dia de celebração da nossa educação, de inauguração do 15º Centro de Inovação e em uma região de vulnerabilidade, que necessita do equipamento e que tem uma participação incrível da comunidade. Vemos nas salas a alegria dos estudantes e o sentimento de pertencimento. O CIEBP busca estimular o projeto de vida do estudante e que ele seja o produtor de tecnologia, não apenas consumidor", declara Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP. 

No CIEBP de Itapecerica da Serra foram investidos R$ 632 mil em reforma, equipamentos e materiais. São sete espaços para atividades com uso de computadores, programação, robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. A unidade também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional. As atividades contam com 24 professores Proatecs e um professor coordenador. A capacidade de atendimento é de 1.200 pessoas por dia. 

"Com um Centro de Inovação aqui dentro da escola, vamos ter uma forma diferenciada de aprendizagem, com mais estímulo de buscar o conhecimento e até mudar nossa forma de pensar", avalia Jhenyffer Vitória Soares Campos, aluna do 7º ano do ensino fundamental. 

"A escola e a região vão ganhar muito com a tecnologia aliada à educação. Nossos alunos e de outras escolas poderão participar de todas as trilhas ofertadas pelo Centro de Inovação e também desenvolver outros projetos iniciados em sala de aula", explica o diretor Francisco Mendes Pereira. 

O CIEBP é um espaço que permite a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atenderem aos desafios da educação pública contemporânea. Para tanto, oferece diversas atividades que são desenvolvidas presencialmente em seus espaços, sendo divididas em três modalidades distintas: trilhas formativas, formação de professores e mentorias. Nas suas unidades, os estudantes idealizam projetos, recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica. Também utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos. O objetivo é o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”. 

Os agendamentos para as trilhas formativas podem ser feitos pela SED – Secretaria Escolar Digital, como já ocorre com os demais CIEBPs.

Comente aqui