Data: 18/01/2022 10:16 / Autor: Redação / Fonte: SEDPcD

SEDPcD realiza oficina de comunicação com a pessoa surda no Metrô

Iniciativa vai ao encontro das ações de acessibilidade e inclusão implantadas pelo sistema metroviário paulista


Na última semana, 28 colaboradores da Companhia do Metropolitano de São Paulo -- Metrô receberam a oficina “Comunicação com a pessoa surda”. Ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como finalidade aperfeiçoar a comunicação entre funcionários e passageiros com deficiência auditiva do Metrô.

A oficina, que acontece no formato online, tem 4 horas de duração e busca introduzir os servidores do Metrô no universo das pessoas surdas. São abordados temas como a identidade surda, cultura surda e a Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A iniciativa vai ao encontro das ações de acessibilidade e inclusão implantadas pelo sistema metroviário paulista, que tem estações e trens acessíveis, além de funcionários capacitados para atender esse público.

O projeto é fruto da parceria entre a Secretaria e o Metrô, que em um primeiro momento organizaram um encontro com a Comunidade Surda para entenderem quais as principais demandas desses usuários quando utilizam os serviços prestados pelo Metrô.

Desse encontro, surgiu a ideia de oferecer aos colaboradores um treinamento que os capacitasse a iniciar uma comunicação com usuários surdos, utilizando recursos e estratégias adequadas. Os colaboradores aprendem algumas frases em Libras que podem auxiliar em demandas específicas dentro dos trens ou estações, como “Estamos com problemas na linha”, “Este bilhete está vencido, é necessário renovar”, entre outras.

Em 2021 foram realizadas 7 oficinas e 226 colabores do Metrô foram capacitados. Em 2022, a primeira oficina foi realizada no dia 13 de janeiro e ao longo do ano serão realizadas duas oficinas por mês.

Comente aqui