ABC Cidade

SDR faz transmissão ao vivo sobre retomada do Programa Parcerias Municipais

Representantes municipais tiraram suas dúvidas sobre a segunda fase e a atualização da plataforma

  • Data: 25/09/2020 17:09
  • Alterado: 25/09/2020 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Regional
SDR faz transmissão ao vivo sobre retomada do Programa Parcerias Municipais

Marco Vinholi

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) transmitiu na manhã desta sexta-feira (25), por meio de suas redes sociais Facebook e YouTube, “live” sobre a retomada do Parcerias Municipais e instrução para atualização da plataforma. Participaram o Coordenador do Programa, Renan Bastianon, e a Gerente de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Rosane Ribeiro.

“Com a estabilização da pandemia no estado, o Parcerias Municipais retoma suas atividades, com a missão de melhor apreender o atual cenário das ações realizadas até aqui e articular boas práticas em face dos desafios da iniciativa no período pós-pandemia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Durante a pandemia, foi feita uma pausa em suas atividades, com uso da plataforma de compartilhamento com os municípios e seus gestores de experiências e boas ações realizadas ao redor do mundo. Desta forma, o Estado pode levar informações importantes que ajudaram os gestores municipais em suas tomadas de decisões.

“O Parcerias Municipais deu uma pausa com relação aos planos de ação, mas aproveitamos para de alguma forma ajudar o Plano São Paulo no enfrentamento da pandemia, utilizando nossa estrutura capilarizada em algumas ações ao longo do período”, esclareceu o Coordenador Renan Bastianon.

Em abril, o Programa realizou, junto aos representantes municipais, a pesquisa “Iniciativa para enfrentamento da pandemia causa pela Covid-19”. O levantamento permitiu ao Estado compreender quantos municípios já estavam em isolamento social; as medidas adotadas de distanciamento social; as principais dificuldades enfrentadas pela administração municipal; as iniciativas adotadas para a manutenção da economia local; e os principais desafios que os municípios enfrentam após a pandemia.

Também foi realizado o painel de discussão “Experiência em Campo”, que compartilhou alternativas para o combate das adversidades causadas pela Covid-19. O painel contou com a consultora de compras governamentais do SEBRAE, Camila Patrício; de Gláucio Neves, da Macroplan; do Diretor Executivo da Invest SP, Leonardo Ruiz Machado, e da Prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto.

Segunda fase do Parcerias Municipais

Para a retomada do Programa, os municípios devem atualizar as informações dos seus planos de ação na plataforma digital. Devido ao alto número de pedidos, a Secretaria de Desenvolvimento Regional estendeu o prazo para atualização até a próxima quarta-feira (30).

Na live, o Coordenador Renan Bastianon explicou de que maneira os representantes municipais fazem essa atualização. Para conferir o tutorial,clique aqui.

Na próxima segunda-feira (28), a SDR encaminhará aos representantes municipais a pesquisa em linha “Avaliação das Entregas do Programa Parcerias Municipais”, que tem como objetivo obter informações que permitam complementar o Balanço da Execução do Programa, especialmente quanto ao andamento das ações durante a pandemia. Gerar subsídios para a boa execução da Fase 2 e o enfrentamento dos seus desafios; além de ampliar o conhecimento da rede de contatos nos municípios. A pesquisa deve ser respondida até 9 de outubro.

“Ainda este ano iremos revisar os desafios do Programa, a pesquisa online vai ajudar neste trabalho. Queremos entender qual é o problema do município e como nós podemos ajudar”, explicou a Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro.

Ainda durante a transmissão, os representantes tiveram suas dúvidas sobre a atualização da plataforma esclarecidas, para aqueles que não conseguiram participar, a live pode ser acessada no Facebook e YouTube da SDR.

Caso a dúvida persista, é só entrar em contato com a equipe do Parcerias pelo email parceriasmunicipais@sdr.sp.gov.br ou telefone (11) 2193-8059 (também WhatsApp).

Próximos passos

Em outubro, a equipe técnica da SDR revisará os 7 desafios do Programa com o objetivo de adequar ao cenário pós-pandemia. Adiada em abril devido à Covid-19, a 1ª premiação do Programa deve acontece em dezembro, ainda em formato não definido.

Para janeiro e fevereiro de 2021, os municípios terão a oportunidade de revisar os planos de ação. O município terá a oportunidade de montar um plano novo, dar continuidade ao plano existente e atualizar mais informações.

A pactuação de resultados está prevista para abril e em novembro a premiação de 2021.

Programa Parcerias Municipais

A iniciativa lançada em agosto de 2020 visa intensificar a cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas, incrementando a execução de políticas públicas em cada cidades, respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações. A meta é investir no desenvolvimento regional, através da Saúde, Educação e Segurança.

Para isto, o Programa definiu 7 desafios prioritários sendo: Ampliação do acesso à creche, Universalização do acesso a pré-escola, Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, Redução das taxas de Mortalidade Infantil e Materna, Redução dos óbitos prematuros por Doenças Crônicas não transmissíveis, Fortalecimento das redes de combate à violência sexual e Promoção de ambientes menos suscetíveis a roubos.

Ao todo, 563 municípios aderiram ao Programa que contou com mais de 8 mil ações planejadas.

Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/.

Compartilhar:

  • Data: 25/09/2020 05:09
  • Alterado: 25/09/2020 05:09
  • Redação
  • Secretaria de Desenvolvimento Regional









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados