Data: 05/04/2013 14:23 / Autor: Carlos Neder / Fonte: Carlos Neder - médico sanitarista, coordenador do setorial de saúde do PT e deputado estadual (PT)

Saúde é o que interessa

(*) Artigo de Carlos Neder


Carlos Neder
Carlos Neder

Crédito: Divulgação

Não é novidade alguma. Entra ano e sai ano, uma reclamação recorrente se refere à qualidade dos serviços públicos de saúde oferecidos à população.

Independentemente das posições partidárias, o fato é que o assunto sempre ganha destaque pelos tradicionais problemas que todos nós conhecemos: filas em postos e hospitais, falta de profissionais e de vagas para internação, dificuldades em marcar consultas e exames.

Esse cenário, infelizmente tão comum em boa parte dos municípios e Estados, precisa ser superado. Não podemos mais perder essa batalha. Afinal, temos o melhor programa de saúde do mundo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser aprimorado dentro de diretrizes que garantam um atendimento igualitário e universal. Não basta apenas construir mais hospitais ou unidades de saúde.

É preciso pensar em programas e ações criativas, que cuidem devidamente das pessoas, que pagam impostos e, por direito, merecem ser bem tratadas. Devemos também investir na prevenção e na valorização dos profissionais da área. Sem falar na luta pela ampliação dos recursos destinados à saúde pública, exigindo dos governos federal e estadual apoio às parcerias com os municípios.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, os desafios são grandes. A vontade que todos nós, militantes do setor, temos de conquistar avanços é enorme. E é justamente isso que faz com que eu tenha certeza de que é possível, sim, construirmos uma política de saúde que seja pública, universal e de qualidade. Basta arregaçarmos as mangas e promovermos as mudanças que se fazem necessárias.

Carlos Neder é Deputado Estadual e coordenador do setorial de saúde do PT

Comente aqui