Data: 12/08/2020 14:02 / Autor: Rejane Loureiro / Fonte: Estadão Conteúdo, Agência Brasil

Em São Paulo, você já pode ter seu RG digital

O programa é gratuito e pode ser armazenado no smartphone


O documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico
O documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico

Crédito: Reprodução

Válido em todo o território nacional, a versão digital do RG pode sera acessada por aqueles que tiveran o RG físico emitido a partir de 2014.

Lançado pela Polícia Civil de São Paulo o aplicativo permite que a identidade virtual seja armazenada no smartphone gratuitamente

Para acessar o aplicativo, é necessário ter o RG físico, que tem a numeração vermelha, QR Code impresso no verso e cadastro no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.  

Para baixar o RG Digital basta instalar o programa que pode ser encontrado na loja de aplicativos correspondente ao sistema operacional do celular, abrir o aplicativo, selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o Código QR do verso do documento em papel, seguindo os passos da tela do celular.

O aplicativo também permite a solicitação da 2ª via do documento físico sem precisar sair de casa.

Para pagar a taxa de 2ª via do RG, o solicitante deve seguir as instruções para geração da DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) de pagamento, enviadas para um e-mail, após a solicitação do documento pelo aplicativo. Depois disso, deve acessar o Ambiente de Pagamentos da Secretaria da Fazenda e Planejamento e seguir com as instruções para finalização do pagamento.

A novidade, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, já está em funcionamento. De acordo com o órgão, o documento eletrônico não substituirá a necessidade de emissão do RG físico "contudo agilizará processos".

Comente aqui