Data: 13/11/2019 15:02 / Autor: Redação / Fonte: assessoria

São Paulo terá mês dedicado ao combate e a conscientização da Leucemia

O Governador João Doria sancionou, nesta quarta-feira (13), projeto de autoria do deputado estadual Thiago Auricchio (PL) que cria o Fevereiro Laranja


Thiago Auricchio durante sessão na Alesp
Thiago Auricchio durante sessão na Alesp

Crédito: divulgação

“Fico extremamente feliz e contente em saber que o governador entendeu a importância desse tema. A leucemia é um câncer que vem registrando aumento no número de mortes e por isso precisamos promover políticas públicas eficazes para enfrentar essa doença. Nossa proposta é fazer isso com muita informação e prestação de serviço. É uma ação educativa e preventiva”, explica Thiago Auricchio.

De acordo com a iniciativa, Lei 17.207/2019, o Fevereiro Laranja será realizado anualmente com ações educativas de conscientização para o diagnóstico precoce e tratamento da leucemia, ressaltando a importância da doação de medula óssea. As atividades da campanha poderão contar com a cooperação da iniciativa privada, de entidades civis ou de organizações profissionais ou científicas que, a critério do Governo de São Paulo, possam prestar esclarecimentos e informações sobre a doença e suas formas de detecção e tratamento.

“O Brasil tem registrado anualmente quase 11 mil novos casos de leucemia e muitas vezes isso ocorre devido à falta de um diagnóstico precoce. Como os sintomas iniciais são parecidos com doenças mais comuns do dia a dia, as pessoas deixam de procurar atendimento. O que nós queremos é orientar e levar ainda mais informações a população”, afirma o deputado estadual.

Quando identificada e tratada precocemente, a leucemia tem grandes chances de cura, chegando a 80% de chances em adultos e jovens. “Nossa expectativa é contribuir com a vida das pessoas, a informação e a prevenção são as melhores ferramentas para que a população tenha mais qualidade de vida”, pontua Thiago Auricchio.

A lei foi comemorada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), uma das associações mais importantes no tratamento de doenças hematológicas. "Todos os anos, milhares de pessoas recebem o diagnóstico de leucemia. Muitos desconhecem este tipo de câncer, então ampliar a conscientização, por meio do Fevereiro Laranja, é muito relevante. Por outro lado, o governo também deve estar sempre comprometido em facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequado a todos que precisam", conclui a presidente da Abrale, Merula Steagall.

O que é a leucemia?

A leucemia é um câncer que ocorre na formação das células sanguíneas e pode atingir de crianças a idosos, sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea. Existem mais de 12 tipos da doença, com quatro primárias que são a leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Algumas manifestações da leucemia são: febre ou calafrios, fadiga e fraqueza persistente, infecções frequentes ou graves, perda de peso sem motivo aparente, nódulos linfáticos inchados, desconforto abdominal, entre outros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, a expectativa do órgão era o surgimento de 10.800 novos casos da doença.

Comente aqui