Data: 18/05/2022 10:47 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

São Paulo registra a menor temperatura mínima de maio dos últimos 18 anos

A média da temperatura mínima foi de 7,0°C, estabelecendo um novo recorde de madrugada mais fria do mês de maio na Capital paulista


Frio
Frio

Crédito: Elza Fiúza - Agência Brasil

A manhã desta quarta-feira (18) apresenta céu com muitas nuvens, aberturas de sol e ventos que aumentam a sensação de frio. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média da temperatura mínima foi de 7,0°C, estabelecendo um novo recorde de madrugada mais fria do mês de maio na Capital paulista desde que se iniciaram as medições do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) em 2004. Até então, a menor média de temperatura mínima da cidade era de 7,5°C, registrado em 25/05/2007.  

O último recorde de mínima na cidade em 2022 havia sido observado na noite de ontem (17/05), com a mínima de 10,2°C. A menor mínima absoluta de hoje, 5,2°C, foi aferida em Parelheiros, no extremo da zona sul. O recorde de mínima absoluta, 4,8°C, foi observado na estação meteorológica de Engenheiro Marsilac, na Subprefeitura de Parelheiros, na noite de ontem (17/05). 

Em função dos ventos inconstantes e por alguns momentos em forma de rajadas, a sensação térmica oscilou bastante, chegando a valores próximos a um pouco abaixo de 0°C, o que intensificou a sensação de frio.

A presença da massa de ar frio garante um dia com predomínio de sol e temperatura baixa. Hoje haverá novo recorde de temperatura máxima mais baixa do ano até aqui, ou seja, a temperatura não sobe muito. A expectativa é de que a máxima não passe dos 14°C.

Tendência para os próximos dias:

O ar frio e seco continua atuando e vai provocar novas madrugadas geladas na Capital paulista. Não descartamos a chance de um novo recorde de temperatura mínima.

A quinta-feira (19) começa com variação de nuvens e termômetros em torno dos 7°C. Com o predomínio de sol, a temperatura alcança os 16°C à tarde, mas por conta dos ventos, a sensação térmica continua inferior ao aferido pelos termômetros. 

Na sexta-feira (20), o sol aparece entre nuvens e o frio continua. Os ventos passam a soprar do oceano em direção à costa, mantendo a sensação de frio maior do que os registros oficiais. Mínima de 8°C e máxima de 17°C.

Comente aqui