Data: 26/01/2022 15:56 / Autor: Redação / Fonte: Sabesp

Sabesp leva programa de conscientização ambiental a frequentadores de parques

Exposição itinerante fica no Parque Villa-Lobos até 10 de fevereiro e depois seguirá para outras áreas verdes da cidade de São Paulo


Crédito: Reprodução/Governo do Estado de São Paulo

A Sabesp está levando a parques da cidade de São Paulo o projeto “Nossa Água”, uma plataforma móvel de educação, ciência e cidadania instalada na carreta “Somos Água”. A ação é uma iniciativa da empresa Grape ESG, com patrocínio da Sabesp, e tem o objetivo de proporcionar ao público uma imersão no universo das águas, incluindo um passeio em realidade virtual pelo Rio Pinheiros, um cinema digital 270° sobre a jornada da água e games interativos.

 A atividade começou na terça-feira (25/01), quando a carreta foi aberta à visitação dos frequentadores do Parque Villa-Lobos. Com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, a exposição permanecerá no local até 10 de fevereiro, recebendo visitantes das 8h às 17h, e em seguida será transferida para o Parque da Juventude no período de 11 a 18 de fevereiro. Na sequência, entre 22 de fevereiro e 4 de março, o projeto estará disponível para visitação no Parque Várzea do Tietê.

 A atividade da carreta “Somos Água” é uma forma lúdica de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, com destaque para a necessidade de evitar a poluição das águas. O visitante tem a oportunidade, por exemplo, de conhecer a jornada da água, uma apresentação que mostra todo o ciclo da água na natureza, desde a chuva que cai nos mananciais e a captação para tratamento e consumo.

 Os visitantes também têm acesso a um jogo educativo sobre a poluição dos rios e o simulador de consumo em casa, além da viagem com óculos 3D pela história do rio Pinheiros. Por meio da realidade virtual, é possível conhecer as transformações da paisagem no entorno do rio e a forma como isso afetou a qualidade das águas. A carreta tem ainda informações sobre o Novo Rio Pinheiros, o programa do Governo do Estado, com participação da Sabesp, que vai despoluir o rio até o final de 2022, integrando o curso d’água à vida da cidade.

Comente aqui