Data: 26/10/2021 11:00 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Roda de Leitura aborda poemas da carioca Leila Míccolis

No projeto, três poemas da escritora, que versam sobre feminismo, maternagem e a vida de uma escritora, são tema da conversa mediada pela poeta Ana Estaregui


Roda de Leitura - Leila Míccolis
Roda de Leitura - Leila Míccolis

Crédito: Mônica Banderas

A programação Roda de Leitura que o Itaú Cultural realiza no dia 27 de outubro (quarta-feira), às 17h, é dedicado a três poemas da escritora Leila Míccolis. O encontro acontece pela plataforma Zoom e a inscrição deve ser feita gratuitamente pelo link

Nesta edição, os poemas que norteiam a conversa são Horário Comercial, Alvos e Geração Inde(x)pendente. Os dois primeiros abordam questões como o feminino e a maternagem. Em Geração Inde(x)pendente, por sua vez, está contido um de seus versos mais emblemáticos, que dá luz à verve de Lelia Míccolis, sua vastidão e potência: “Sou poeta, porque em poetisa todo mundo pisa”. Com ele, tematiza politicamente a vida de uma escritora.

O Roda de Leitura acontece virtualmente a cada 15 dias, com a proposta de promover um momento de troca entre pessoas de diferentes partes do país interessadas em leitura. Os textos a serem trabalhados – que se alternam entre prosa e poesia – são escolhidos a partir do acervo da Biblioteca Itaú Cultural e ficam disponíveis aos participantes uma semana antes do encontro, por meio de inscrição.

Sobre a autora

A escritora Leila Míccolis é carioca, advogada, teatróloga, roteirista de cinema e escritora de telenovelas na TV Manchete e TV Globo. Tem Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado em Teoria Literária, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de especialização na área de Escrita Criativa. Possui 30 livros editados, de poesia e prosa, com obras na França, México, Colômbia, África, Estados Unidos e Portugal.

As consultoras

Ana Estaregui é poeta formada em Artes Visuais pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. É autora dos livros Chá de Jasmim (Patuá, 2014) e Coração de Boi (7Letras, 2016), ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017. Em 2018, recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria poesia. Colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva e realiza oficinas livres de criação em escrita e arte. Ministra o curso Encruzilhadas: poesia e artes visuais - como pensar poéticas de procedimento? no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo.  

Renata Pimentel é graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011); Da arte de untar besouros (poesia, ed. Confraria do Vento, 2012) e Denso e leve como o voo das árvores (poesia, ed. Confraria do Vento, 2015). Tem formação também em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia em dança contemporânea e artes da cena, escreve dramaturgia para teatro e roteiro para audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais. Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s.

SERVIÇO:

Dia 27 de outubro

Roda de Leitura – Leila Míccolis

Às 17h

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: livre

Via Zoom

Reserva de ingressos em: https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura---um-dedo-de-poesia-leila-miccolis__1359182

Comente aqui