Data: 07/11/2019 15:16 / Autor: Edmundo Dantas / Fonte: Agência AutoMotrix

Retoque? Não, Mudança de Pele

Novas cores e grafismos são os destaques da linha 2020 da Honda NXR 160 Bros ESDD


Honda NXR 160 Bros ESDD 2020
Honda NXR 160 Bros ESDD 2020

Crédito: Divulgação

A Honda acaba de apresentar a linha 2020 da NXR 160 Bros ESDD que chega ao mercado em três opções de cores – vermelho, preto e azul – e com atualizações nos grafismos. Com previsão de chegada aos mais de 1.100 pontos de vendas da marca até o final de novembro, o modelo tem preço público sugerido de R$ 12.860, valor base no Estado de São Paulo, sem despesas de frete e seguro. Recordista em seu segmento, com mais de 2 milhões de unidades vendidas, a Bros é uma motocicleta multiuso consagrada no mercado brasileiro. Entre os principais motivos que fizeram da Honda NXR 160 Bros um sucesso está o baixo consumo de combustível e o baixo custo de manutenção.

Na linha 2020 da NXR 160 Bros ESDD, o design preserva as linhas ágeis e angulosas que ressaltam a dinamicidade da porta de entrada das trail Honda, projetada para encarar condições de uso mistas. O painel de instrumentos “blackout” digital, o bagageiro com grandes alças laterais e o farol de policarbonato com refletor multifocal, envolto por carenagem, completam o estilo da moto. Já o conforto é reforçado pelo ajuste de suas suspensões – dianteira telescópica e traseira monoamortecida –, pelo assento de dois níveis e pelo largo guidão.

A capacidade de rodar em estradas ruins sempre foi uma característica da NXR 160 Bros. Os pneus de uso misto Pirelli MT 60 são calçados em robustas rodas – dianteira aro 19 polegadas e 17 polegadas na traseira –, suspensões de longo curso e chassi tubular de aço tipo berço semiduplo fazem do modelo escolha particularmente adequada, principalmente fora dos grandes centros urbanos.

A Bros é equipada com disco nas rodas dianteira e traseira e o CBS – Combined Brake System –, sistema que distribui a ação frenante entre ambas as rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira) quando o condutor pisa no pedal de freio. À manete direita resta a atuação convencional, apenas no freio dianteiro. O CBS é responsável por uma significativa redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional, e é considerado o mais adequado para motociclistas iniciantes, parcela significativa (26%) dos clientes da Bros. Outra característica desse tipo de freios é a facilidade de manutenção decorrente de sua simplicidade técnica quando comparado a freios com componentes eletrônicos (tipo ABS).

Outro ponto forte da NXR 160 Bros é o motor monocilíndrico arrefecido a ar de quatro tempos, com comando único de válvulas no cabeçote (OHC - Overhead Camshaft) que trabalha com balancins roletados. Equipado com partida elétrica e alimentado pelo sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, permite o uso de etanol e gasolina em proporções variadas. Com exatos 162,7 cm3, tem potência máxima de 14,7 cavalos com etanol (14,5 cavalos com gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgfm com etanol (1,46 kgfm com gasolina) a 5.500 rpm. O câmbio tem 5 velocidades, com relações de marcha que exploram adequadamente as características do motor.

Comente aqui