ABC Meio Ambiente

ReDescobrindo O Rio Pinheiros

A exposição Rios DesCobertos - Dos Jerivás aos Pinheiros, que abre em 20 de agosto no Sesc Santo Amaro, apresenta uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital

  • Data: 10/08/2022 14:08
  • Alterado: 16/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: SESC
ReDescobrindo O Rio Pinheiros

Exposição

Crédito:Estúdio Laborg

O rio Pinheiros é muito mais do que aquele curso d’água que atravessa a cidade. Ele começa na Serra do Mar e circula pelo estado até a capital paulista. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, que significa “terra dos Jerivás”. O rio começava num local de muitas palmeiras Jerivás. O atual nome do rio foi dado pelos jesuítas que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros, pela grande quantidade de araucárias que havia na região.

A exposição Dos Jerivás aos Pinheiros, oitava edição do projeto de educação socioambiental Rios DesCobertos, caminha por esse curso d’água de forma provocadora e interativa, recriando as trilhas que levaram um dos rios mais importantes da cidade ao desconhecimento de sua história viva.

A exposição reúne artistas, pesquisadores, professores e designers que se utilizam de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios de São Paulo. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade a partir de uma abordagem territorial desde suas nascentes até a sua foz, considerando os aspectos físicos, biológicos, geográficos e geomorfológicos, antropológicos e ambientais.

O QUE ENCONTRAR NA EXPOSIÇÃO ‘DOS JERIVÁS AOS PINHEIROS’

Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a mostra instiga o público navegar por um vasto conteúdo distribuído por todo o espaço expositivo. As curiosidades, fatos e informações são apresentadas com possibilidade de construção de narrativas diversas pelo próprio visitante proporcionando experiencia direta com os conteúdos.

Uma maquete topográfica e interativa, marca registrada do projeto, é cuidadosamente iluminada por projeções, apresentando todo o curso do rio Pinheiros e de seus afluentes, desde as nascentes na Serra do Mar até sua foz no rio Tietê.

Por fim, a exposição apresenta a instalação Rio, que mostra as diferentes intervenções de engenharia na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em particular o “Projeto Serra” que alterou definitivamente a forma do rio e a ocupação de suas margens. Obras que foram decisivas para que a cidade chegasse à sua forma atual.

O principal objetivo da exposição é ser educativa e a parceria com o SESC é exatamente promover essa interação com escolas. Um importante plano de visitas monitoradas está em andamento.

Estúdio Laborg – Atua no contexto das produções artísticas presentes nos museus e exposições, em centros culturais e instituições de ensino. Com 12 anos de experiência na produção de conteúdo expositivo, o Laborg apresenta narrativas envolventes que proporcionam uma melhor compreensão daquilo que se quer transmitir.

Curadores

Alexandre Gonçalves — Bacharel em Comunicação, com especialização em documentário, produz conteúdo educativo e obras para museus e exposições desde 2007, responsável pela direção de pesquisa e conteúdo do Estúdio Laborg.

Charlie de Oliveira — Graduado em Publicidade & Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, é artista visual, designer, diretor de arte e produtor cultural. Atualmente dedica-se a sua especialização em Cultura e Educação na Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO).

SERVIÇO

Exposição

Rios DesCobertos — Dos Jerivás aos Pinheiros

Quando: De 20/08 a 18/12/2022

Horário: Terça a sexta, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

Local: Espaço das Artes

Classificação: Livre

Agendamento de grupos: agentamento.santoamaro@sescsp.org.br

SESC SANTO AMARO

Endereço: Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro – São Paulo

Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Acessibilidade: Universal

Compartilhar:

  • Data: 10/08/2022 02:08
  • Alterado: 16/08/2023 11:08
  • Redação
  • SESC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados