Data: 20/09/2019 17:21 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Redes sociais: aprenda a coletar e analisar dados em curso na USP São Carlos

Ministrado por professor da University College London, curso é destinado a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais da área de computação; inscrições vão até 15 de outubro


Aulas serão ministradas em português e acontecerão de 21 a 26 de outubro no ICMC
Aulas serão ministradas em português e acontecerão de 21 a 26 de outubro no ICMC

Crédito: Shutterstock

Imagine quantos dados são disponibilizados diariamente nas redes sociais. Se pudéssemos coletá-los e analisá-los adequadamente, provavelmente seríamos capazes de solucionar muitos problemas que atormentam a humanidade em esferas como mobilidade urbana, violência e saúde pública.

São dados que também podem se transformar em informações valiosas para que empresas e instituições se relacionem melhor com seus diferentes públicos.

O problema é que a coleta e a análise dessa imensidão de dados é um desafio para muitos especialistas da área de computação. Por isso, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá um curso com a finalidade de identificar e discutir questões teóricas e metodológicas associadas às pesquisas em redes sociais, apresentando ferramentas e conceitos.

O curso, de 18 horas de aula, é presencial e acontecerá na semana de 21 a 26 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas, e, no sábado dia 26, das 9 às 12 horas.

Sob coordenação do professor André de Carvalho, do ICMC, a iniciativa será ministrada em português pelo professor Soong Moon Kang, da School of Management da University College London. “O professor Soong é um um dos principais pesquisadores da área de análise de redes sociais e já ministrou esse curso várias vezes”, explica André. “A análise de redes sociais pode ser aplicada a diferentes contextos e tem gerado uma demanda e um interesse crescentes. Apesar disso, são raras as ofertas de cursos e disciplinas sobre o assunto”, completa o professor, que é vice-diretor do ICMC.

Há 40 vagas no total e as inscrições para o curso podem ser realizadas até 15 de outubro, ou enquanto houver vagas, via Sistema Apolo da USP: icmc.usp.br/e/236cc.

A taxa de inscrição varia de R$ 300 (alunos de graduação ou pós-graduação do ICMC) até R$1.500 (profissionais) e deve ser paga via depósito bancário, de acordo com as informações disponibilizadas neste link: icmc.usp.br/e/0a7e9.

Para concluir o processo de inscrição, o interessando precisa enviar, para o e-mail ccex@icmc.usp.br, o comprovante de pagamento e de vínculo com a instituição a que pertence. Quem não puder fazer o curso presencialmente deve consultar sobre a possibilidade de participação via videoconferência.

Doutor em Ciências Administrativas e Engenharia, Soong é mestre em Sociologia e também em Sistemas Econômicos e de Engenharia pela Universidade de Stanford, além de ter concluído a graduação em Engenharia Mecânica pela Technische Universität Berlin
Doutor em Ciências Administrativas e Engenharia, Soong é mestre em Sociologia e também em Sistemas Econômicos e de Engenharia pela Universidade de Stanford, além de ter concluído a graduação em Engenharia Mecânica pela Technische Universität Berlin

Crédito: University College London

Comente aqui