Data: 10/04/2013 10:33 / Autor: Redação / Fonte: PMSBC

Rafael Marques é o novo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, assume o cargo para o biênio 2013/2015; Luiz Marinho prestigiou o Evento


Metalúrgico assume Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC
Posse da nova diretoria da Agência do ABC
Posse da nova diretoria da Agência do ABC

Crédito: Raquel Toth

 

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, prestigiou nesta terça-feira (9) a posse da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, entidade que tem em seu quadro de associados o Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Rafael Marques da Silva Junior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, é o novo diretor presidente para o biênio 2013/2015, tendo na vice-presidência o Pró-reitor de Extensão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), professor Joaquim Celso Freire Silva. A cerimônia foi realizada na sede da Consórcio, em Santo André. A nova direção substituiu o presidente anterior Valter Moura e o ex-vice Paulo Lage.

“A agência é uma ponte, um elo e um importante braço do Consórcio que complementa o trabalho em prol do desenvolvimento. Depositamos na agência a tarefa estratégica de pensar a região e provocar os entes econômicos para, juntos, trabalharmos o desenvolvimento regional”, destacou Luiz Marinho, que é presidente do Consórcio.

Rafael Marques lembrou que a área sindical sempre esteve presente na história da agência e do Grande ABC. “Não podemos desperdiçar o vasto material humano que temos aqui em todos os segmentos. Propomos uma agência articuladora que reúna as principais mentes do ABC para liderar esse processo de desenvolvimento, principalmente, no campo da inovação e da competitividade”, citou o dirigente.

A indicação do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC surgiu de uma consulta aos prefeitos e demais associados da entidade. A proposição do Pró-reitor da USCS para a vice-presidência contempla, pela primeira vez, as universidades em um cargo de direção da agência.

História – Criada em outubro de 1998, a Agência de Desenvolvimento Econômico foi uma iniciativa pioneira no Brasil, tendo por objetivo unir forças de instituições públicas e privadas para promover o desenvolvimento econômico sustentável da região.

Além do Consórcio, representando as sete prefeituras, integram o conselho diretor da entidade as empresas do Polo Petroquímico, as principais instituições de ensino superior regionais, as associações comerciais e industriais do ABC e cinco sindicatos de trabalhadores.

A agência foi constituída para atuar como braço tático e operacional do Consórcio Intermunicipal, em especial para assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico. Entre suas atribuições está a promoção de ações que tornem a região competitiva, moderna e empreendedora, com justiça social e qualidade de vida para sua população.

A solenidade reuniu ainda diversos representantes de entidades sindicais, empresariais, políticos e formadores de opinião. O assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, representou o governo federal. 

MArinho discursa no evento
MArinho discursa no evento

Crédito: Raquel Toth

Comente aqui