Data: 18/07/2019 15:52 / Autor: Redação / Fonte: Detran.SP

Prova teórica para carteira de habilitação já pode ser agendada pela internet

Novo serviço online representa ganho de tempo para o aluno de autoescola


Crédito: Agência Brasil

Os alunos de autoescolas que estão se preparando para obter sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem agendar a prova teórica pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).  Antes, o agendamento tinha de ser feito em uma unidade do órgão, pela autoescola ou pelo próprio candidato. 

O novo serviço está disponível em todas as cidades do Estado de São Paulo. Ao finalizar as aulas teóricas na autoescola, o candidato à CNH pode acessar o portal detran.sp.gov.br e escolher dia e horário para agendar sua avaliação teórica. Trata-se do 43º serviço online oferecido pelo Detran.SP.

“O agendamento online pelo portal do Detran de São Paulo representa mais autonomia e ganho de tempo ao cidadão, além de desafogar o movimento nas unidades de atendimento”, ressalta Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.

O serviço é gratuito e estará disponível após a autoescola emitir o certificado de conclusão do curso teórico. É preciso pagar apenas a taxa da prova de R$ 36,48 no internet banking ou nos caixas eletrônicos das agências bancárias pelo número do CPF.

O portal do Detran.SP também permite fazer o cancelamento e o reagendamento da prova sem custo adicional. Em caso de reprovação, é preciso esperar 15 dias para fazer novo agendamento, após pagar nova taxa de exame teórico.

Confira o passo a passo do serviço:

1 - Após a autoescola emitir o certificado de conclusão do curso teórico, pague a taxa de R$ 36,48 na rede bancária ou via internet banking pelo número do CPF;

2 - Faça login no portal detran.sp.gov.br e acesse “Agendamento”>”Agende seu exame teórico” na área de Serviços Online, no topo da página inicial;

3 - No dia marcado, vá até a unidade do Detran.SP e faça a prova.

Outros serviços eletrônicos - No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 43 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Comente aqui