ABC Acontece

Projetos da Escola de Inovadores vão receber recursos do programa Centelha SP

Entre as 50 propostas selecionadas, oito fazem parte da Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS; conheça os aprovados

  • Data: 08/08/2022 11:08
  • Alterado: 16/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS
Projetos da Escola de Inovadores vão receber recursos do programa Centelha SP

Projeto de professores da Fatec Pindamonhangaba e Lins obtiveram a melhor colocação do CPS na seleção do programa Centelha SP

Crédito:Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) conquistou a classificação de oito projetos para aporte financeiro de até R$ 80 mil do Centelha SP, programa executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As propostas de empreendedorismo foram desenvolvidas durante a Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, que tem como porta de entrada a Escola de Inovadores, curso de extensão gratuito para ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios.

“Todos os critérios avaliados no processo de seleção do Centelha SP são abordados durante as atividades da Escola de Inovadores. O programa do CPS dá uma formação sólida para os participantes estruturarem seus projetos de empreendedorismo de acordo com as exigências do mercado consumidor e também dos órgãos de fomento”, explica o professor da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pindamonhangaba e agente de inovação da Inova CPS, Paulo Quintairos.

Experimento que virou negócio

O projeto do CPS com a melhor colocação no Centelha SP é uma proposta de startup para criação e produção de vídeos didáticos escolares. Curiosamente, o autor é o próprio professor Paulo Quintairos. “A ideia foi elaborada como um modelo para servir de inspiração aos demais participantes. Deu tão certo que acabamos contemplados”, ressalta. “Acredito que o diferencial esteja na objetividade do plano de negócios, planejado para atender a uma nova demanda das escolas diante do avanço do ensino híbrido”.

O próximo passo para obtenção dos investimentos, que serão aplicados na compra de equipamentos de audiovisual, será a formalização da empresa, criada em parceria com a esposa, Viviane Velloso, e com Fabio Meira, professor da Fatec Lins.

Inscreva sua ideia

Os interessados em participar da 15ª edição da Escola de Inovadores podem fazer a inscrição até 2 de setembro pelo site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores. Para concorrer a uma vaga, é necessário apresentar uma proposta de empreendedorismo, que será avaliada com base em critérios como inovação, viabilidade técnica e potencial de mercado.

O curso em formato online tem duração de 40 horas, distribuídas por dez aulas semanais, ministradas por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que atuam como agentes de inovação. O conteúdo está dividido em três módulos, que envolvem mentalidade, habilidades e recursos. Entre os temas abordados estão gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante também conta com mentoria para construir seu plano de negócios com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional. Confira edital

Para fazer a inscrição, o interessado deve preencher o formulário e indicar a Etec ou Fatec mais próxima. Serão selecionadas 20 propostas – com até três integrantes cada uma – por unidade. A lista de aprovados será divulgada no dia 12 de setembro. As atividades ocorrem entre setembro e novembro. Inscreva-se!

Trilha de Empreendedorismo

A Escola de Inovadores é a primeira etapa do programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, que conta com mais dois estágios. A segunda fase é a Vitrine Inova CPS, em que os 50 melhores projetos do curso são convidados para avançar no desenvolvimento dos seus modelos de negócios, com o apoio de empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking. As propostas ficam disponíveis no site para serem conhecidas e avaliadas por mentores, investidores e possíveis parceiros.

A terceira e última etapa é o programa intensivo de aceleração Acelera Inova CPS, que reúne os 20 melhores participantes da Vitrine, com maior potencial de mercado, para mentorias especializadas na captação de recursos financeiros para alavancar as startups.

Veja a colocação dos projetos do CPS entre as 50 propostas selecionadas pelo Centelha:

Classificação

Nome do projeto

Autor

Tema

Município

Criação e produção
de vídeos didáticos

Paulo
Quintairos

Tecnologia Social

Taubaté

Avozon | Azeite
de Avocado Ozonizado

Ana Carolina Vieira Colturato

Química e Novos
Materiais

Bauru

PIPA: Plataforma Interativa para Professores e Alunos

Hermínia
Carnieto Tozadore

Inteligência Artificial
e Machine Learning

Botucatu

24º

IoT Sensor 3D | Sistema de Detecção de Erros de Montagem na Manufatura

Eduardo Miller

Realidade
Aumentada

Santa Bárbara
d’Oeste

25º

Fred Fono | Soluções
em Fonoaudiologia

Gabriele
Lopes
Claudino

TI e Telecom

Jacareí

27º

iVitrinas: rede de apoio
ao empreendedorismo feminino

Camila Roberto

Tecnologia Social

Ribeirão Preto

40º

Autorização de projeto
de RPAS multirotor para voos acima de 400ft

Gabriel Marques

Mecânica e
Mecatrônica

São Carlos

41º

Infinity Academy 3D

Lucio Garcia Veraldo Junior

Realidade Virtual

São José dos
Campos

51º
lista de espera

Myhostel | App de
conexões entre viajantes

Caio Agudo
da Silva

Tecnologia Social

São Paulo

Compartilhar:

  • Data: 08/08/2022 11:08
  • Alterado: 16/08/2023 11:08
  • Redação
  • CPS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados