Data: 23/05/2022 15:53 / Autor: Redação / Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade

Projeto Sustentasom promove apresentação musical de encerramento

Em parceria com Instituto Melhores dias, alunos da rede pública realizam apresentação musical com instrumentos de materiais reciclados confeccionados nas oficinas do projeto


Crédito: Divulgação

No dia 26 de maio, quinta-feira, às 15 horas, 240 alunos de Ensino Fundamental da Escola Estadual (E.E.) Jardim Ipê, na região de Capão Redondo, em São Paulo, participantes do programa Sustentasom, irão realizar uma apresentação musical para cerca de 350 colegas, mais professores e funcionários da escola. Eles utilizarão os instrumentos musicais de percussão que fizeram a partir de material reciclado, como tamborins e chocalhos feitos com garrafas pet. Além disso, receberam aulas de musicalidade e ritmo. 

Esta apresentação marca a conclusão do programa Sustentasom, realizado pelo Instituto Melhores Dias em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô de São Paulo. 

O programa atendeu 370 alunos de Ensino Fundamental I e de Ensino Médio de duas escolas públicas da capital paulista, próximas às estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, com 44 oficinas de musicalização integrativa, confecção de instrumentos com sucata e noções de ritmo. 

As aulas foram ministradas pelo oficineiro e percussionista profissional Pitu Leal e três oficineiros assistentes. Leal é reconhecido internacionalmente por instrumentos que cria a partir de sucata. O programa também cuidou da inclusão de todas as crianças participantes: nas oficinas, as informações passadas pelos professores foram interpretadas em sinais de libras pela profissional Letícia Leão dos Santos. 

Joyce Capelli, presidente do Instituto Melhores Dias, explica que as oficinas do Sustentasom envolvem as crianças de uma forma muito criativa e inclusiva. “São atividades que incentivam as crianças por meio da musicalização integrada, uma metodologia que pode ser oferecida inclusive para jovens com deficiência física e mental, porque trabalha noções básicas de ritmo. Além de proporcionar envolvimento com artes e música, o Sustentasom também estimula criatividade e colaboração entre diferentes grupos de jovens e crianças”. 

Para Juliana Alcides, gerente de comunicação e sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, as atividades do projeto têm o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da preservação ambiental. “Este projeto desperta um olhar atento de nossas crianças e jovens para a questão do lixo de forma lúdica, proporcionando também oficinas de sensibilização musical”, complementa a gestora. 

Serviços: 

26/05 - às 15 horas - Escola Estadual (E.E.) Jardim Ipê.

Endereço: Rua Gastão Raul de Forton Bousquet, 401B - Jardim Ipê, São Paulo.

Apresentação restrita a alunos e funcionários da escola.

Comente aqui