Data: 05/07/2022 07:45 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Projeto SP Cidade de Brincar promove intervenções artísticas na capital

Programa da Secretaria Municipal de Cultura incentiva a participação social e a ocupação dos espaços públicos para a democratização da cultura


Projeto SP Cidade de Brincar promove intervenções artísticas na capital
Projeto SP Cidade de Brincar promove intervenções artísticas na capital

Crédito: Prefeitura de SP

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o projeto SP Cidade de Brincar, realizado em parceria com a entidade SP Precisa de Você, que segue até 5 de agosto em cinco locais de São Paulo: Praça Arlindo Rossi, Favela da Ilha, Museu da Casa Brasileira, Parque Linear Feitiço da Vila e Parque Buenos Aires. A iniciativa busca promover a participação social em diferentes regiões, incentivando a ocupação dos espaços públicos e seus territórios culturais.

O projeto parte da realização de cinco intervenções artísticas voltadas ao brincar, com dinâmicas lúdicas e participativas. Destas, duas são duradouras, permanecendo por meses mesmo após o término do projeto, e voltadas para a construção de mobiliário urbano e equipamentos de "brincar". Já as outras três são oficinas artísticas temporárias, com uma programação dedicada a toda a família, em especial às crianças.

Com essas atividades, SP Cidade de Brincar defende a participação das crianças na construção e difusão da cultura, bem como seus direitos culturais. Assim, promove a democratização dos processos culturais enquanto ferramentas de autonomia popular e consciência coletiva, pilares essenciais do exercício da cidadania.

Para além do processo socioeducativo cultural, essas intervenções estabelecem a integração entre as dimensões culturais e ambientais de cada local e, assim, promovem diálogos entre a infraestrutura, patrimônio material, acessibilidade e recursos naturais com o contexto histórico-cultural, como patrimônio imaterial, memórias, identidades culturais e coletivos locais de cada comunidade envolvida.

Abaixo, confira os locais de cada intervenção, junto aos horários.

- Evento Mini Embaixadores da Sustentabilidade. Museu da Casa Brasileira, av Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano. 09/07, das 10h às 16h.

- Evento Bio-brincar. Parque Linear Feitiço da Vila. Rua Cortegaça, 25 - Campo Limpo. 23/07, das 10h às 16h.

- Evento Jogo de Ativação do Espaço Público. Parque Buenos Aires. Avenida Angélica, 1500 - Higienópolis. 30/07, das 10h às 16h.

Comente aqui