Data: 04/08/2020 14:23 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Projeto Expedição Brasiliana estreia no site do Itaú Cultural

O Itaú Cultural continua ampliando a oferta de atividades dedicadas as crianças no seu site e na sua página no Youtube. Além de aulas de dança, ilustração e, agora, teatro


Para estimular a criatividade e o espírito aventureiro,  a programação IC para Crianças estreia a Expedição Brasiliana
Para estimular a criatividade e o espírito aventureiro, a programação IC para Crianças estreia a Expedição Brasiliana

Crédito: Divulgação/ Itaú Cultural

O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de divertimento dentro de casa durante este período de restrição das atividades sociais. A partir de 7 de agosto, entra nessa grade, sempre às 11h das sextas-feiras, o projeto Expedição Brasiliana. Realizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, ele se inspira na Coleção Brasiliana, que tem um recorte em exposição permanente, desde 2015, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens lá exibidos retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos, mostrando diversas histórias do Brasil, e servem de parâmetro para a viagem da garotada. Nessa trilha, foi desenvolvida esta expedição virtual, cujo objetivo é acender o espírito aventureiro dos espectadores, sejam eles crianças, adultos ou professores, oferecendo, em cada novo episódio, ferramentas para que possam confeccionar seus próprios apetrechos, redescobrindo a casa onde moram ao explorá-la com olhar investigativo e criativo.  

Cada vídeo tem, em média, 15 minutos de duração com acesso pelo site www.itaucultural.org.br e na página da organização no YouTube. Eles também são transmitidos em Libras e com legendas. Os episódios são acompanhados de um texto complementar para quem quiser se aprofundar no tema apresentado, além de sugerir brincadeiras e apontar links relacionados para ampliar a pesquisa com outras referências. Por exemplo, para estimular a construção de um mapa, a publicação conta como utilizá-lo em forma de jogo de tabuleiro e descreve o trabalho de um cartografo.  

Na estreia, no dia 7 de agosto, os educadores do Itaú Cultural, responsáveis por conduzir o público por essa jornada, ensinam a fazer uma mala de viagem, utilizando uma caixa de sapatos e outros materiais disponíveis em casa, como papel e cola. A intenção é deixar que cada um customize como quiser seus objetos, soltando a imaginação. Essa mala é a primeira etapa do processo, pois os itens construídos nas semanas seguintes, respectivamente, um diário de bordo, mapa e binóculo, poderão ser colocados dentro dela para a expedição começar para valer.   

As atividades do IC para Crianças não param por aí e contemplam também aulas de ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras; dança, às quartas-feiras e domingos; e teatro, aos sábados. Todas podem ser acessadas nos mesmos links que levam ao site e ao Youtube do Itaú Cultural.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras

Sobre a Coleção Brasiliana

No 4º e 5º andares do Itaú Cultural, estão as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, que reúnem um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde a chegada dos colonizadores, até o início do século XX, mostrando várias facetas da história do país e congregando diversos povos que o formaram.

Com publicações datadas dos séculos XVI ao XX, muitos documentos trazem relatos de viajantes estrangeiros que se aventuraram pelo Brasil em busca de riquezas e glórias, verdadeiras ou imaginárias. Os eixos, os quais são divididos a coleção montando para o visitante uma narrativa, são: O Brasil Desconhecido, apresentando dos primeiros desenhos que buscaram dar forma aos povos nativos. O Brasil Holandês e O Brasil Secreto, que abarcam de a chegada dos colonizadores até o século XVIII. Segue com o Brasil dos Naturalistas, começando a entrar no século XIX, e, a partir do quinto módulo, O Brasil da Capital, o visitante mergulha no país construído até o limiar dos anos 2000.  Ainda, O Brasil da província, O Brasil do império, O Brasil da Escravidão e, por fim, O Brasil dos Brasileiros também têm seu lugar enquanto eixos temáticos. Nesse sentido, a Expedição Brasiliana olha por diversos pontos de vista, ao se inspirar nessa coleção e apresentar esse assunto tão diverso e complexo às crianças de maneira leve e lúdica. 

SERVIÇO:

IC para crianças -

Expedição Brasiliana

Dia 7 de agosto (sexta-feira), às 11h

Disponível em:

https://www.itaucultural.org.br/

https://www.youtube.com/user/itaucultural

Classificação: Livre

Comente aqui