Data: 08/07/2016 11:28 / Autor: Redação / Fonte: Rafael Brito

Projeto de educação socioambiental em Rio Grande da Serra

Iniciativa formou agentes ambientais mirins e proporcionou capacitações de vídeo para jovens; curtas-metragens serão exibidos para a comunidade e usados em escolas como material didático


Atividades do projeto Curta Química e Natureza
Atividades do projeto Curta Química e Natureza

O projeto Curta Química e Natureza realiza evento de encerramento das suas atividades em cerimônia  que contará com a presença das crianças e jovens que participaram desta edição do projeto, realizado em parceria com os professores de escolas estaduais de Rio Grande da Serra e Paranapiacaba.

A iniciativa, da ONG (Organização Não Governamental) A Rocha com patrocínio da empresa Solvay Indupa, oferece capacitação em educação socioambiental desde 2006. Nesta edição, os participantes foram divididos em dois grupos: alunos com idades entre 9 e 11 anos participaram de encontros semanais, durante oito meses, para aprender e discutir temas como biodiversidade, solo, mata atlântica, água e resíduos; a segunda turma foi composta por jovens de 16 a 18 anos, que aprenderam a produzir curtas-metragens, inclusive sobre as atividades feitas pelas crianças que integraram o primeiro grupo.

Todas as atividades de educação ambiental foram desenvolvidas por equipe capacitada, e os encontros aconteceram na Aprisco (Associação de Presbiterianos para Inclusão Social Comunitária em Defesa da Vida), às quartas-feiras. “Os temas foram abordados de forma contextualizada, conforme a realidade local e por meio de atividades lúdicas e práticas, como visitas à estação de tratamento de água e esgoto da cidade, observação de aves, monitoramento da água e plantio de mudas nativas, entre outras”, explicou Raquel Arouca, coordenadora de projetos da A Rocha. “A partir de temáticas ambientais, formamos, ao final do projeto, verdadeiros agentes ambientais mirins”, destacou.

Com aulas sobre técnicas de roteirização, produção, filmagem e edição, os jovens que integraram o segundo eixo do projeto Curta Química e Natureza expressaram nos vídeos produzidos os conhecimentos adquiridos sobre meio ambiente. Os curtas-metragens, desenvolvidos ao longo das aulas, serão apresentados no evento de encerramento para professores, diretores das unidades de ensino envolvidas, familiares e comunidade local.

Além disso, os vídeos serão distribuídos para escolas e bibliotecas e usados como material didático, pois retratam as questões socioambientais regionais e fomentam a discussão sobre esse tema na sala de aula.

Serviço:
Cerimônia de encerramento do projeto Curta Química e Natureza
Data: sábado (9/7)
Horário:17h
Local: Teatro Municipal de Rio Grande da Serra
Endereço: esquina da Avenida Dom Pedro I com Rua José Maria Figueiredo

Comente aqui