Data: 14/09/2021 09:22 - Alterado em: 15/07/2022 15:28 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação Roda de Leitura do Itaú Cultural

Conto de Murilo Rubião, reconhecido como grande expoente da literatura fantástica do Brasil, é debatido na Roda de Leitura


Crédito: Divulgação

No dia 20 de julho, às 17h, acontece mais uma edição do Roda de Leitura, encontro virtual que busca estimular a leitura compartilhada. A conversa entre a professora e escritora, e também mediadora do projeto, Renata Pimentel, será sobre o famoso conto O ex-mágico da Taberna Minhota – escrito em 1947 pelo jornalista e escritor Murilo Rubião, considerado um dos maiores nomes da literatura fantástica do Brasil.

O autor se especializou na produção de ficção curta, sobretudo no gênero conto. É recorrentemente apontado como produtor da chamada literatura fantástica, porém, de acordo com Renata, vale observar o quanto do real é revelado nesta aparente criação, que transfigura o convencionalmente entendido como realismo. “No conto em questão, isso fica claro em um enredo que surpreende. Rubião narra como a burocracia anulou a capacidade de um homem de transformar tudo em magia”, diz a mediadora.

Criticando e ironizando a realidade do ser humano, alguns dos tópicos temáticos tratados na obra são: o tédio, o esforço para a modificação da própria natureza/condição, a indiferença ao contato com o outro, o ócio inerente ao serviço público – visto pelo personagem como a pior das ocupações humanas –, a mágica da vida sendo anulada pela burocracia, a solidão e o arrependimento.

SERVIÇO:

Roda de leitura – um dedo de prosa: Murilo Rubião

Dia 20 de julho (quarta-feira), às 17h

Duração: 90 minutos

Realizado via Zoom. Reserva de ingressos

Classificação indicativa: livre

Atividade gratuita

Murilo Rubião
Murilo Rubião

Crédito: Acervo de Escritores Mineiros

Comente aqui