ABC Literatura

Programação Roda de Leitura do Itaú Cultural

Prosas de Maria Esther Maciel sobre a relação entre animais, literatura e filosofia são lidos na Roda de Leitura do IC

  • Data: 14/09/2021 09:09
  • Alterado: 14/09/2021 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Programação Roda de Leitura do Itaú Cultural

Crédito:Divulgação

No dia 7 de junho, às 19h30, a professora e escritora Renata Pimentel media encontro virtual da Roda de Leitura, desta vez sobre sete textos do livro Pequena enciclopédia de seres comuns (2021), da ficcionista e professora Maria Esther Maciel. A obra resulta de uma pesquisa extensa sobre a relação entre animais, literatura e filosofia. O projeto idealizado pelo Itaú Cultural, que acontece quinzenalmente, visa incentivar a leitura compartilhada.

Publicado pela Editora Todavia e ilustrado pela artista e escritora Julia Panadés, Pequena enciclopédia de seres comuns se vale de um formato de texto enciclopédico e faz referência a manuais naturalistas antigos sobre fauna e flora. Nele, são apresentados 76 seres dos reinos animal e vegetal, em uma mistura de biologia e poesia. Os verbetes apresentam as diversas Marias, Joões, Viúvas e seres híbridos, reais e inventados, criando uma estrutura composta de fragmentos.

A autora exibe o resultado de sua extensa pesquisa sobre sua temática, a partir de autores como Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben e de escritores como Franz Kafka, Jorge Luis Borges, Clarice Lispector e Hilda Hilst. Com isso, segundo Renata Pimentel, Maria Esther cria um trabalho poético delicado e divertido, conforme se lê no verbete Peixe-borboleta: “Colorido, ele gosta de saltar para fora d’água, como se estivesse a ruflar asas. Tem focinho de tesoura e olhos cheios de perplexidade.”

Maria Esther Maciel é poeta, ficcionista, ensaísta e professora titular de literatura comparada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente atua como professora colaboradora de teoria literária na UNICAMP. Foi cronista semanal do Caderno de Cultura do jornal Estado de Minas, entre 2011 e 2014.  Coordena o setor editorial da Revista Olympio – literatura e arte. Maria Ester já publicou mais de 20 livros, foi finalista de prêmios como o São Paulo de Literatura, Portugal Telecom e Jabuti.

Renata Pimentel é autora de Uma lavoura de insuspeitos frutos (2002), Copi: transgressão e escrita transformista (2011), Da arte de untar besouros (2012) e Denso e leve como o voo das árvores (2015).

Roda de leitura é um projeto de encontros que, independentes entre si, trazem textos curtos – alternando prosa e poesia – propostos aos participantes para reflexão e troca de experiências.

SERVIÇO:

Roda de leitura – um dedo de prosa: Maria Esther Maciel

Dia 7 de junho (quarta-feira), às 19h30

Duração aproximada: 60 minutos

Classificação indicativa: livre

On-line – plataforma Zoom

Reserva de ingressos

Atividade gratuita

Compartilhar:

  • Data: 14/09/2021 09:09
  • Alterado: 14/09/2021 09:09
  • Redação
  • Itaú Cultural









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados