Data: 13/10/2021 16:45 - Alterado em: 16/11/2021 13:50 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama

Comédia-terror e audiodrama sobre o conceito de “imorribilidade” encerram a série do podcast Ficções Itaú Cultural neste ano


Aurora Do Bonfim
Aurora Do Bonfim

Crédito: Kadu Vassoler

Nas duas últimas quintas-feiras de novembro, o Itaú Cultural coloca no ar os episódios finais da primeira temporada do podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama, que desde agosto disponibiliza semanalmente uma peça sonora inédita realizada por diretores, dramaturgos e artistas convidados. Quem fecha a programação é o autor e diretor maranhense Igor Nascimento. Ele parte de outro projeto de sua autoria para estrear no dia 18 de novembro o conto ensaístico Aurora do Bonfim, e no dia 25, a comédia-terror Garoto Propaganda.

Todos os episódios de Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama podem ser conferidos na seção de podcasts no site do Itaú Cultural https://www.itaucultural.org.br/secoes/podcasts e nas demais plataformas de streaming da instituição. 

“Muito do Fôlego Curto – Dramas para Ouvir, projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, volta para estas duas novas peças”, conta Igor Nascimento. “Para responder esse convite para participar do podcast Ficções, tive a honra de poder contar novamente com as parcerias do ator Lauande Aires e multi-instrumentista e sonoplasta Ivan Garro, que já tinham trabalhado comigo no projeto anterior”, completa ele, em referência à série radiofônica que estreou em 2019 na Rádio Comunitária Bacanga FM, na área Itaqui-Bacanga, periferia de São Luís, onde cresceu.

Criações

Em Aurora do Bonfim, Nascimento aproveitou referências e procedimentos usados em Crônicas do Esquecimento e Você não me Conhece, dois dos nove episódios de Fôlego Curto, para abordar o conceito de “imorribilidade”. 

Na trama, uma vez diferenciada a ideia do que é imortal, infinito e eterno, ele passa a analisar a cadeia de eventos que conduziu as pessoas à prova irrefutável do fenômeno da “imorribilidade”, termo usado para definir o abandono da morte.  O elenco conta com o ator Lauande Aires no papel do pesquisador e com a atriz Maria Ethel como Aurora do Bonfim, a primeira a manifestar esse conceito.

A comédia-terror Garoto Propaganda, disponibilizada na quinta-feira seguinte, 25, joga com as composições de Carne Moída, Fora do Ar e Tempestade, também episódios do projeto contemplado pelo Rumos. Nela, Jânio Baby, garoto propaganda e modelo de múltiplas faces da Fibrás, grande rede de frigoríficos, está em crise. Tremores, gritos da infância, novos projetos, suores sem causa e pesadelos estridentes perturbam seu gênio carismático e podem arruinar sua carreira e a imagem da empresa. Garcês, seu tutor, é chamado para gerenciar o risco e contornar a situação. 

“O desmonte dramatúrgico das cinco peças anteriores para produzir estas duas novas, para as quais tivemos de inventar, também, outras estratégias criativas e outras saídas, foi uma experiência que não se encerra aqui. Continua sendo uma grande aposta para nós”, comenta Nascimento sobre os episódios que estreiam em Ficções e contam com trilha sonora e sonoplastia de Ivan Garro.

Aurora do Bonfim e Garoto Propaganda foram escritas entre 2017 e 2020 e partem do que o autor chama “drama do clichê”. Segundo ele, o clichê, nesse contexto, é entendido não como uma imagem piegas, mas como uma imagem amplamente fabricada, cunhada, processada, pronta para estar no máximo de lugares possível, até ser comum, natural, disponível ou mesmo obrigatória. 

SERVIÇO:

Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama

Sempre às quintas-feiras, no site do Itaú Cultural e demais plataformas de streaming

Dia 18 de novembro (quinta-feira)

Episódio Aurora do Bonfim

Texto e Direção: Igor Nascimento 

Ficha Técnica

Vozes: Lauande Aires (Palestrante) e Maria Ethel (Dona Aurora)

Texto e Direção: Igor Nascimento 

Sonoplastia e Trilha: Ivan Garro 

Gravação: Estúdio Base SLZ

Finalização: Estúdio Olaria

Produção: Verso Filmes  

Realização: Itaú Cultural

Dia 25 de novembro (quinta-feira)

Episódio Garoto Propaganda

Texto e Direção: Igor Nascimento 

Ficha Técnica:

Vozes: Nuno Lilah Lisboa (Jânio Baby), Cláudio Marconcine (Garcês) e Renata Figueiredo (Locutora), Dênia Correia (Psicanalista)  

Texto e Direção: Igor Nascimento 

Sonoplastia e Trilha: Ivan Garro 

Direção de Elenco: Lauande Aires

Gravação: Estúdio Base SLZ

Finalização: Estúdio Olaria 

Produção: Verso Filmes 

Realização: Itaú Cultural

Comente aqui