Data: 13/10/2021 16:45 - Alterado em: 03/08/2022 11:00 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama

Em agosto, o podcast do Itaú Cultural Ficções traz novos audiodramas e Observe aborda ancestralidade na moda e na mediação cultural


Novos temas e produções movimentam a seção de podcasts do Itaú Cultural durante o mês de agosto, no site e nas plataformas de streaming da instituição. Lançando novos episódios quinzenalmente, o podcast Observe, voltado à temática da gestão cultural, e o Ficções Itaú Cultural – Uma Série em Audiodramas, que convida o público a uma experiência cênica em áudio, se propõem a levar entretenimento e conhecimento a públicos de todo o país.

As novidades começam no primeiro dia do mês, quando o podcast Observe dá continuidade à série ligada aos temas das ancestralidades no fazer cultural. A partir deste dia fica disponível o episódio Mediação Cultural na Construção de Pontes, no qual a artista visual Renata Felinto conversa com a mestre em artes e doutora em educação Naine Terena sobre como a prática de mediação, como forma de se relacionar com o mundo, pode criar pontes entre as diferentes pessoas. A conversa é mediada pelo psicólogo Márcio Farias.

No dia 15 (segunda-feira), o Observe fecha a sua terceira temporada com o episódio Moda, Funk e Identidade – a cultura negra periférica como resistência e mercado, com a participação da escritora Tamiris Coutinho e da multiartista da dança e da moda Maiwsi Ayana. Com mediação da jornalista Rayane Moura, elas abordam a força do funk como um gênero musical que vem projetando a periferia pelo mundo e contam como ultrapassa a barreira da música e influencia, também, a dança, a moda e a forma como os corpos se fazem presentes nestes espaços.

Esta temporada do Observe foi produzida em sinergia com o tema da mais recente edição da Revista do Observatório, que se debruçou sobre a ancestralidade. Todo o conteúdo desta publicação, digital, está disponível no link no site do Itaú Cultural.

Ficções

O podcast Ficções Itaú Cultural – uma série em audiodrama continua no primeiro episódio de agosto com a participação da Cia Teatro Documentário, iniciada em julho. A partir do dia 4 de agosto (quinta-feira), é disponibilizado O Alarido dos Pardais – Um Documentário Cênico Sonoro, peça sonora com concepção, produção e direção de Marcelo Soler.

Escrito por Soler e Lucas Aguiar, o roteiro é inspirado em um fato acontecido nos anos de 1990, no bairro paulistano da Cidade Patriarca. Nele, uma árvore que era morada de inúmeros pardais foi cortada para atender a pressão de uma comerciante local. Na experiência do podcast, o caso ganha uma força documental, em um tom tanto poético quanto de denúncia.

A narrativa gira em torno de uma praça, uma padaria, uma seringueira e um grupo de pardais. O narrador apresenta todos os seres e espaços envolvidos na trama e cria conexões a partir dos relatos documentais coletados nas redondezas. Entre os depoimentos, está o de Danilo Monteiro, poeta e ator, que vivenciou todo esse processo. 

No dia 18 (quinta-feira), é a vez do Grupo Clariô de Teatro fazer a sua primeira participação no podcast Ficções Itaú Cultural. Trata-se de Espuma, episódio com participação da atriz Naruna Costa e dos atores Alexandre Souza e Rager Luan, integrantes da companhia.

A trama se passa em um campo de algodão, onde os colhedores escravizados Tula e Zé confabulam sobre um grande muro que existe no fim das plantações e por onde podem fugir. Na conversa, sonhos e medos costuram o valioso tempo deles, que se repete e se esgota em meio trabalho pesado.

SERVIÇO:

PODCASTS / AGOSTO

No site www.itaucultural.org.br e plataformas de streaming do Itaú Cultural 

Podcast Observe (3ª temporada) 

No ar:

Episódio Mediação Cultural na Construção de Pontes

Com Renata Felinto e Naine Terena. Mediação: Márcio Farias

A partir do dia 15 de agosto (segunda-feira):

Episódio Moda, Funk e Identidade - a cultura negra periférica como resistência e mercado

Com Tamiris Coutinho e Maiwsi Ayana. Mediação: Rayane Moura

Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama (2ª temporada)

A partir do dia 4 de agosto (quinta-feira):

Episódio O Alarido dos Pardais, de Marcelo Soler / Companhia Teatro Documentário

A partir do dia 18 de agosto (quinta-feira):

Episódio Espuma, com o Grupo Clariô de Teatro

Comente aqui