Data: 23/05/2019 10:24 - Alterado em: 14/01/2020 10:28 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do fim de semana no Itaú Cultural

Peça inspirada em Jorge Amado, performance, oficina e poesia em Libras abrem os finais de semana do ano no Itaú Cultural


Batalha de Improvisação com Máscaras
Batalha de Improvisação com Máscaras

Crédito: Renato Mangolin

A programação dos finais de semana no Itaú Cultural abre em 2020, nos dias 18 e 19, com duas apresentações que integram a mostra a_ponte: cena do teatro universitário, também realizada no instituto. Nos dois dias é encenada a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, do Grupo 59 de Teatro, às 15h. Somente no domingo, às 14h, tem Batalha de Improvisação com Máscaras, da Cia. dos Bondrés, que também marca a volta do Arte na Rua, na calçada em frente ao instituto. Fora desta grade, é realizada, às 16h30 dos dois dias, a primeira edição do ano de Olhares Poéticos em Libras, que acontece mensalmente em todos os terceiros fim de semana, buscando sensibilizar o público em relação à língua e cultura surdas. Como este ainda é um mês de férias, este fim de semana também traz atividades de férias promovidas pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, sempre às 14h: Sábados das Esculturas e Domingos na Paulista: Weissmann na rua.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é dirigida por Cristiane Paoli Quito, inspirada em livro homônimo de Jorge Amado. Conta, de forma lúdica e costurada por canções, a história de amor entre um gato malhado e uma andorinha. O escritor baiano finalizou a obra em Paris, em 1976, de presente para o filho João Jorge, quando o menino completou um ano de idade. Em Batalha de Improvisação com Máscaras, 10 atores mascarados, dirigidos por Fabianna de Mello e Souza, improvisam e se confrontam como nas antigas disputas dos programas de auditório. Sendo ao ar livre, o público que passeia pela Paulista é convidado a embarcar nesta aventura teatral, sugerindo temas a serem sorteados. As duas apresentações integram a_ponte: cena do teatro universitário, que de 16 a 26 deste mês mostra no instituto peças de todas as regiões do país, juntando trabalhos de estudantes e de companhias teatrais consolidadas. 

Por sua vez, Olhares Poéticos em Libras procura criar vivências para sensibilizar o público em relação à língua e cultura surdas, criando espaços de convivência e trocas entre surdos e ouvintes, por meio da Língua Brasileira de Sinais, Libras. Quem conduz essa jornada de descobertas é o surdo, pedagogo, ativista, ator, poeta e educador do instituto Edinho Santos. Depois de conquistar o 5º lugar no SLAM SP – Campeonato Estadual de Poesia Falada, no ano passado, ele chegou à final do SLAM BR, a principal competição de poesia falada do Brasil, com a parceira do compositor James Bantu.

A programação de férias, que do dia 7 até o fim do mês, promove oficinas diárias, segue neste fim de semana com Sábados das Esculturas, no dia 18, em que os educadores do Itaú Cultural ensinam diferentes técnicas de escultura baseadas nas obras de Franz Weissmann. No dia seguinte, tem Domingos na Paulista: Weissmann na rua. Esta oficina é realizada na calçada em frente ao instituto convidando o público a se inspirar nas obras do escultor e construir uma escultura coletiva. 

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

O Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca também retoma sua jornada em 2020 trazendo novos destaques e curadoria de livros para conectar crianças e adultos ao universo da literatura infanto-juvenil. Neste espaço o público encontra uma oportunidade para estreitar relações, aguçar a criatividade e estimular novos aprendizados sobre assuntos diversos por meio da leitura. Na Feirinha de Troca, é possível trocar uma obra infantojuvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. 

As publicações em destaque neste final de semana são Roupa de brincar, de Eliandro Rocha, e Andar por ai, de Isabel Minhós Martins.

SERVIÇO:

Dias 18 e 19 (sábado e domingo)

Às 15h

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhácom Grupo 59 de Teatro

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Livre e mais bem aproveitado por crianças a partir dos 6 anos 

Local: Sala Itaú Cultural (Piso 1)

Capacidade: 150 lugares

Dia 19 (domingo)   

Às 14h

Arte na Rua

Batalha de Improvisação com Máscaras - com Cia. dos Bondrés

Duração: 70 minutos 

Classificação Indicativa: Livre 

Local: Calçada do Itaú Cultural

Dias 18 e 19 de janeiro (sábado e domingo)

Olhares poéticos em libras

Às 14h

Duração: 60 minutos

Capacidade: livre

Classificação: livre

Não é necessária inscrição prévia 

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Dias 18 e 19 (sábado e domingo)
Das 11h as 17h
Piso Térreo
Entrada gratuita 

Comente aqui