Data: 23/05/2019 10:24 - Alterado em: 29/11/2019 15:05 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do fim de semana no Itaú Cultural

Fim de semana no Itaú Cultural tem espetáculo teatral e intervenção de danças urbanas


História sem tempo
História sem tempo

Crédito: Roberto Skora

Nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro (sábado e domingo), às 15h, o Itaú Cultural apresenta o espetáculo História sem tempo que conta o tempo, da Cia. Patética. Exclusivamente no domingo, com duas entradas – às 14h e 16h –, dentro da programação do Arte na Rua, o grupo Discípulos do Ritmo leva para a calçada do instituto a intervenção de dança (Com)Fluência. Nos dois dias, no Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca o público tem oportunidade de desfrutar de um espaço reservado para fruição da literatura infanto-juvenil.

O texto de História sem tempo que conta o tempo é assinado por Fábio Parpinelli. A peça é encenada no formato de teatro de bonecos, técnica sobre a qual a Cia Patética construiu sua trajetória, desde a formação em 2001. No enredo, a personagem Cecília se depara com muitos questionamentos: por que as brincadeiras de meninos e meninas são diferentes? Por qual motivo todos estão sempre correndo? O que é esse tal de tempo? Quem o controla, quem o faz? Frente a todas estas indagações, ela decide consultar a avó, pois como ela é mais velha, quem sabe tem as respostas. Diferente do que a menina espera, na verdade, a matriarca não sabe responder, mas sabe que o tempo, tão questionado pela neta, é feito de histórias e para que sejam tecidas, ela conta a importância de viver cada momento com entrega e intensidade.

Os Discípulos do Ritmo, que apresentam a intervenção de dança (Com)Fluência, foi primeiro grupo a trabalhar as danças urbanas nas artes cênicas de forma híbrida, desde sua fundação, em 1999. “Antes de nós todo mundo englobava todos os estilos como se fossem apenas um, usando o termo Break Dance, nós subdividimos e mapeamos a origem de cada estilo”, explica Frank Ejara, diretor do grupo. Nesta apresentação no Itaú Cultural, eles exploram a música e a dança em uma relação interdependente, que converge em uma criação única e espontânea, cuja improvisação é a maior ferramenta.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

No Cantinho da Leitura o público encontra uma oportunidade para estreitar relações, estimular a criatividade e proporcionar novos aprendizados sobre assuntos diversos por meio da leitura. Na Feirinha de Troca, é possível trocar uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. Para mais informações, consultar os monitores que estarão no local. As obras em destaque neste final de semana neste espaço são A árvore de tamoromu, de Ana Luísa Lacombe, e Os saberes da vovó, de Célia Gomes.

SERVIÇO

História sem tempo que conta o tempo

Com a Cia. Patética

Dias 30 de novembro, 1,7, 8, 14 e 15 de dezembro (sábados e domingos)

Às 15 horas

Local: Sala Multiúso

Duração: 50 minutos

Capacidade: 70 lugares

Classificação Indicativa: livre

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Arte na Rua

Intervenção (Com)Fluência

Com Discípulos do Ritmo

Dias primeiro, 8 e 15 de dezembro (domingos)

Às 14h e 16h

Local: Calçada em frente ao Itaú Cultural

Duração: 20 minutos

Classificação Indicativa: livre

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Dias 30 de novembro e primeiro de dezembro (sábado e domingo), das 11h às 17h

Classificação indicativa: Livre

Piso Térreo

Comente aqui