Data: 23/05/2019 10:24 - Alterado em: 11/02/2020 11:20 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação do fim de semana no Itaú Cultural

Final de semana resgata os ritmos brasileiros com música e dança e conta a narrativa de crianças de um bairro devastado pelas enchentes


Crédito: divulgação

No final de semana dos dias 15 e 16 de fevereiro (sábado e domingo), o Itaú Cultural convida crianças, jovens e adultos para uma programação cênica, literária e rítmica que acontece dentro e fora do instituto. Nos dois dias, às 15h, a peça de teatro As Três Marias, apresentada pelo núcleo Chicote de Língua, conta a histórias de três irmãs que vivem em uma vila devastada pelas enchentes. Excepcionalmente no domingo, às 14h, o maestro  ngelo Madureira conta com a participação da bem-humorada Orquestra de Alfaias para a performance de dança e música com ritmos tradicionais brasileiros Baque Virado. No sábado e no domingo, das 11h às 17h, o espaço Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca estimula o público presente ao hábito da leitura.

Apresentado nos dois dias pelo núcleo Chicote de Língua, formando na zona leste de São Paulo, o espetáculo infantil As Três Marias coloca em cena a história das irmãs Maria Faminta, Maria Alegria e Maria Melancolia, que vivem em uma via alagada por uma enchente. A narrativa, feita pelas próprias crianças, mostra como elas imaginam que seja o lugar onde a mãe trabalha diariamente, que fica do outro lado da cidade. O rio, que está ali permeando o bairro onde moram, guarda um segredo sobre a vida das meninas e também da mãe delas.

O espetáculo será reapresentado nos dias 29 de fevereiro e 1 de março (sábado e domingo), às 15h, no Itaú Cultural.

No domingo, sob a regência de  ngelo Madureira, a Orquestra de Alfaias promete fazer o público cantar e dançar ritmos típicos brasileiros com o show Baque Virado. Marcado para às 14h e às 15h30, na calçada do Itaú Cultural, a performance, inspirada na música afro brasileira, tem como objetivo celebrar a dança, o canto e a percussão, na sua forma mais lúdica. Ali, o desejo de brincar com corpo através dos movimentos de dança é estimulado por ritmos populares brasileiros, promovendo um espaço de troca com todas as pessoas que se interessam pela arte da dança.

Cantinho da Leitura

No Cantinho da Leitura, o público encontra uma oportunidade para estreitar relações, estimular a criatividade e proporcionar novos aprendizados sobre assuntos diversos por meio da leitura. Na Feirinha de Troca, é possível trocar uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto.

As obras em destaque neste final de semana neste espaço são Pássaro Amarelo (Boitatá, 2016), de Olga Dios, e A Linguagem dos Pássaros (Rio, 1986), de Ciça Fittipaldi. Pássaro Amarelo é dedicada àqueles que compartilham livremente seus conhecimentos, através da história de um pássaro que não conseguia voar com as próprias asas e passou a refletir sobre as invenções que melhoram a vida das pessoas e suas comunidades. Já A Linguagem dos Pássaros, conta a trama na qual os pássaros resolveram pedir ajuda para acabar com Avatsiú, um índio que guardava dentro de si todas as línguas do mundo, até mesmo a das aves.

Neste mês, Bartolomeu Campos de Queiroz será o autor destacado no Cantinho da Leitura. Além de autor de poemas e histórias infantis, ele foi educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta. Escreveu seu primeiro livro O Peixe e o Pássaro em 1971. Na década de 1980, participou, junto a editora minera Miguilim, de um processo renovador para a literatura infantil brasileira, incorporando questões sociais da vida contemporânea.

No dia 16 (domingo), às 12h, partindo da temática proposta pelas obras do Cantinho, o Cia Passarinho Contou, grupo criado por Thayame Porto e que conta e canta músicas inspiras em livros, narra para o público Histórias para avoar – Voando com pipas, que mostra para o público que meninos e meninas podem brincar com as mesmas coisas, como soltar pipas, andar em turma e ter amizade uns com os outros. A contação viaja em um desejo de voar mundo-à-fora em uma pipa cheio de retalhos.

SERVIÇO

Espetáculo

As Três Marias – com Núcleo Chicote de Língua

Dias 15 e 16 de fevereiro (sábado e domingo)

Às 15h

Local: Sala vermelha (Piso 3)

Capacidade: 70 lugares

Duração: 50 minutos

Classificação Indicativa: livre

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Arte na Rua

Baque Virado - com  ngelo Madureira

Dia 16 de fevereiro (domingo)

Às 14h e 15h30

Local: calçada em frente ao Itaú Cultural

Duração: 25 minutos

Classificação Indicativa: livre

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Dias 15 e 16 de fevereiro (sábado e domingo)

Das 11h às 17h

Classificação indicativa: Livre

Piso Térreo

Contação de histórias - Histórias para avoar – Voando com pipas

Com Cia Passarinho Contou

Dia 16 de fevereiro (domingo),

Às 12h

Piso Térreo - espaço do Cantinho da Leitura

Comente aqui