Data: 13/02/2020 15:03 - Alterado em: 18/02/2020 16:04 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Programação de Carnaval no Itaú Cultural

Itaú Cultural recebe Maurício Pereira com Carnaval Turbilhão, Samba das Flores e promove atividades de literatura para as crianças


Mauricio Pereira e Grupo Turbilhão de Ritmos
Mauricio Pereira e Grupo Turbilhão de Ritmos

Crédito: Leandro Cargiano

De 22 e 25 de fevereiro (sábado a terça-feira), o Itaú Cultural oferece programação carnavalesca, mas também de literatura para crianças. Nos dois primeiros dias, o cantor e compositor Maurício Pereira sobe ao palco do instituto com Carnaval Turbilhão para apresentar marchinhas famosas, enquanto o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca seguem com sua curadoria de livros para conectar crianças e adultos à literatura infanto-juvenil. No domingo, a Cia. Passarinho Contou interpreta mais uma história da série de contações Histórias para Voar. Nos dois últimos dias, o Samba das Flores coloca todos para pular na folia de Momo.

Há mais de 10 anos, Maurício Pereira e a banda Turbilhão de Ritmos Show mantém em Carnaval Turbilhão a tradição musical dos bailes carnavalescos. Eles se apresenta nos dias 22 e 23, às 17h,  com um repertório de clássicos para esta folia, como o Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, Chiquita Bacana e Touradas em Madri, de Braguinha, e Aurora, escrita por Mario Lago, além de sucessos, como Coração de Jacaré (Dom Jorge e J.Nunes) e Transplante de Corinthiano (Gentil Jr, Manoel Ferreira e Ruth Amaral).

Ao lado de André Abujamra, o músico criou a banda Os Mulheres Negras, nos anos de 1980, resultando em shows, sete discos solo e composições gravadas por artistas como Metá Metá e Maria Gadu. Uma década depois, ele foi cantor do programa Fanzine, de Marcelo Rubens Paiva, na TV Cultura, onde conheceu os músicos da banda Turbilhão de Ritmos: o trompetista Amilcar Rodrigues, o baterista Carneiro Sândalo, Daniel Szafran, na voz e teclados, Luiz Waack, na guitarra baiana, o baixista Reinaldo Chulapa e o guitarrista Tonho Penhasco, que trazem em suas trajetórias trabalhos com Almir Sater, Jair Rodrigues, Itamar Assumpção, Maria Alcina e Marisa Monte. Para além dos palcos, Pereira e a banda gravaram o disco Canções Que Um Dia Você Já Assobiou – vol.1, ao vivo, lançado em 2003.

A programação musical no Itaú Cultural segue pelos dias 24 e 25 (segunda-feira e terça-feira), também às 17h, com o Samba das Flores. O grupo, composto pelas cantoras Flora Poppovic, Mariana Furquim e Paula Sanches, se apresenta na Sala Multiúso com um show especial de Carnaval, homenageando diferentes ritmos do Brasil. Acompanhado por Conrado Bruno no trombone, Juninho Alves no cavaco, Renato Enoki no violão de sete cordas, e Cacá Sorriso, Denílson Oliveira, Miró Parma e Paulinho Timor nas percussões, o trio canta clássicos como Frevo Mulher, de Zé Ramalho, Festa do Interior, de Moraes Moreira e Abel Silva, e Pierrot Apaixonado, de Noel Rosa, além de canções como Reconvexo, de Caetano, Sinhá Pureza, de Pinduca, e Ijexá, de Edil Pacheco.

O Samba das Flores nasceu em 2010, levando as vozes de Flora, Mariana e Paula a redutos do samba na cidade de São Paulo. Dedicado a uma pesquisa da cultura popular Brasileira, o trio levantou um repertório vasto e diversificado, reunindo sambas cariocas, baianos, paulistas, sambas de roda e de coco, afoxés, jongos, carimbós e até moda de viola, que leva para a roda de samba.

Contação

O convite à leitura e a um mergulho no universo lúdico da contação de histórias também está nas atividades do final de semana de Carnaval no Itaú Cultural.

No domingo, às 12h, a contação de história Crescer para passarinho, criada a partir da obra do autor Manoel de Barros, parte da pergunta sobre qual seria o melhor dia do ano. Os que responderem que é o dia do aniversário podem ser os personagens principais dessa história e ganhar, como presente simbólico, um passarinho querendo fazer um ninho em sua cabeça.

A apresentação integra a série de contações Histórias para Voar, que a Cia Passarinho Contou apresenta durante os domingos de fevereiro no Itaú Cultural. A cada semana uma nova narrativa, sempre com acompanhamento musical das instrumentistas Camila Borges na sanfona, Lílian Rocha na voz, Mica Matos no violão e Monique Salustiano na flauta.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Montados sempre aos sábados e domingos no instituto, estes espaços oferecem ao público a oportunidade de estreitar relações, aguçar a criatividade e estimular novos aprendizados sobre assuntos diversos por meio da leitura. Na Feirinha de Troca, é possível trocar uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto.

Em fevereiro, Bartolomeu Campos de Queirós é o autor destacado no Cantinho da Leitura, onde o público encontra alguns de seus títulos. Além de autor de poemas e histórias infantis, Queirós foi educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta. Escreveu seu primeiro livro O Peixe e o Pássaro em 1971. Na década de 1980, participou, junto a editora minera Miguilim, de um processo renovador para a literatura infantil brasileira, incorporando questões sociais da vida contemporânea.

Outras publicações que podem ser encontradas neste final de semana no Cantinho são Cantigas por um passarinho à toa, de Manoel de Barros, e Um passarinho me contou, de José Paulo Paes.

No livro de poemas Cantigas por um passarinho à toa, Manoel de Barros faz com que o mundo pareça um grande faz-de-conta, com acontecimentos típicos do imaginário das crianças. Árvores que falam, ventos que cantam, algazarras de cigarras e até uma rã que sonha ser passarinho, são algumas das personagens que brincam com o leitor.

Na obra Um passarinho me contou, o poeta José Paulo Paes brinca com os nomes dos bichos. Ele faz adivinhações, prega peças e conta histórias e piadas em 16 poemas.

SERVIÇO:

Show Carnaval Turbilhão

Com Maurício Pereira e a banda Turbilhão de Ritmos

Dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), às 17h

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: Livre

Sala Multiúso (Piso 2)

Capacidade: 100 pessoas

Show do Samba das Flores

Dias 24 e 25 de fevereiro (segunda-feira e terça-feira), às 17h

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: Livre

Sala Multiúso (Piso 2)

Capacidade: 100 lugares

Histórias para Avoar

Contação: Crescer para Passarinho

Com Cia Passarinho Contou

Dia 23 de fevereiro (domingo), às 12h

Classificação indicativa: Livre

Piso Térreo - espaço do Cantinho da Leitura

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

Dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo)

Das 11h às 17h

Piso Térreo

Comente aqui