Data: 27/01/2022 09:18 - Alterado em: 15/02/2022 11:56 / Autor: Redação / Fonte: Senac

Programa Senac de Aprendizagem contribui para o ingresso dos jovens no mundo do trabalho

Todas as opções de cursos oferecidas pelo Senac São Paulo preparam os estudantes para o mercado com formação profissional, técnica e cidadã


Conforme a última publicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil está em 12,1% no último terceiro trimestre de 2021. 

Para atender à crescente demanda do mercado, o Senac São Paulo prepara jovens aprendizes para o mundo do trabalho desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania, por meio de cursos do Programa Senac de Aprendizagem. 

Para participar, o estudante precisa ser contratado como aprendiz por uma empresa, estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio e ter de 14 a 24 anos incompletos. Vale reforçar que não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência. 

Após o término do curso, o aprendiz recebe o diploma de técnico, com validade nacional e apostilamento da carga horária da empresa no verso do documento. Tudo isso para conectar os aprendizes às inovações e ao mercado, por meio do Jeito Senac de Educar. Muito mais do que as capacidades técnicas, o Senac São Paulo também investe na formação voltada para as capacidades socioemocionais, as conhecidas hardskills e softskills, além de explorar o empreendedorismo em suas variadas formas, a exemplo do intraempreendedorismo. 

O Programa Senac de Aprendizagem é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac. Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa, jovem e Senac. 

As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior. Para mais informações, basta acessar Senac Jovem Aprendiz

Conheça as opções de cursos do Programa Senac de Aprendizagem: 

Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo: Neste curso, o aprendiz pode atuar em empresas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, melhorando a capacidade de se comunicar, interagir e solucionar problemas e conquistando uma formação inicial no mundo do trabalho. 

Aprendizagem Técnica em Administração: Os aprendizes irão aprender a aplicar etapas de um planejamento estratégico de uma empresa, apoiar nos processos de gestão de pessoas e de operações logísticas. 

Aprendizagem Técnica em Informática: Este curso é para estudantes que irão realizar atividades na área de tecnologia da sua empresa, como atuar com manutenção de computadores, instalação de redes locais e desenvolvimento de sistemas. 

Aprendizagem Técnica em Nutrição e Dietética: No curso, o estudante vai aprender a orientar sobre como se alimentar de maneira saudável, os modos corretos de preparo e conservação de alimentos, a prevenção da contaminação e o transporte e distribuição de forma adequada. 

Aprendizagem Técnica em Recursos Humanos: O curso prepara os aprendizes para administrar processos da gestão de pessoas. Durante o curso, eles terão aulas sobre recrutamento, seleção, admissão, demissão, organizar folha de pagamento e arquivos, entre outras atividades pertinentes ao setor de recursos humanos. 

Aprendizagem Técnica em Segurança no Trabalho: Ensina a atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Nas aulas, os estudantes analisam riscos físicos, químicos, biológicos e conhecem as técnicas para coordenar e orientar os funcionários em emergências. 

Aprendizagem Técnica em Logística: Os aprendizes serão preparados para realizar processos logísticos e administrativos nas áreas de suprimentos, produção, armazenagem, transporte e distribuição. 

Aprendizagem Técnica em Finanças: Os aprendizes poderão atuar como assistente de finanças, realizando planejamentos, relatórios e orçamentos. 

Aprendizagem Ensino Médio Técnico em Informática: O aprendiz do Ensino Médio Técnico em Informática do Senac poderá atuar na área de tecnologia da informação, realizando manutenção de computadores e redes locais, além do desenvolvimento de sistemas e websites.  

Ao término do curso, o jovem recebe o diploma de técnico em informática integrado ao ensino médio, com validade nacional e apostilamento da carga horária da empresa no verso do documento. 

Comente aqui