Data: 07/02/2020 09:23 / Autor: Redação / Fonte: Prodesp

Prodesp desenvolve nova versão de aplicativo para professores da rede estadual

O Diário de Classe Digital traz mais agilidade ao registro de notas e faltas dos alunos


Crédito: Depositphotos

A Prodesp, empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo, desenvolveu a nova versão do aplicativo “Diário de Classe Digital”, da Secretaria Estadual da Educação, que permite aos professores da rede estadual de ensino, através da tecnologia, registrar a movimentação dos alunos.

A novidade facilita a rotina em sala de aula e possibilita, por meio do celular, que os educadores consigam fazer o lançamento e consulta de frequência, visualização de turmas, registro de aulas, avaliações e fechamentos. O app permite ainda que o uso seja feito de forma off-line e ao ser conectado ao wi-fi os dados poderão ser sincronizados aos da sede da escola.

Para o Presidente da Prodesp, André Arruda, a versão digital é uma ferramenta importante para melhorar os processos educacionais e garantir maior segurança de dados dos alunos.

"Com navegação intuitiva e de fácil manuseio, a versão atualizada do diário digital no celular ou no computador proporcionará em tempo real mais transparência nas ações pedagógicas executadas pelo professor em sala de aula. Além de oferecer suporte aos objetivos principais do aprendizado, o uso da tecnologia a serviço da educação atende às necessidades do mundo moderno e traz mais praticidade e agilidade”, afirmou Arruda.

De acordo com a Secretaria da Educação, a informatização do sistema possibilitará que os 190 mil docentes da rede tenham mais agilidade ao lançar os dados, evitando que se desloquem com pilhas de diários.

Importante destacar que o acesso ao aplicativo no celular, disponível no sistema Android, será feito de forma individual, a partir de login e senha. A outra opção para utilização da plataforma é por meio dos computadores da escola.

O processo de transição do diário impresso para a versão digital será feito durante um ano. A partir de fevereiro de 2021, a Secretaria da Educação não aceitará mais diários em papel. Com a modernização, a Seduc estima uma economia de cerca de R$ 3 milhões, valor dispensado no ano passado para custear a impressão de cerca de 1 milhão de diários.

Minha Escola SP

Lançado em 2018, o aplicativo Minha Escola SP, também desenvolvido pela Prodesp, foi idealizado para que os responsáveis pelos estudantes possam acompanhar o registro da vida escolar dos filhos. Pelo app é possível consultar notas, faltas, horário de aulas e até uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno. O Minha Escola SP está disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.

SP Sem Papel

Para tornar a gestão pública mais eficiente e colocar fim ao desperdício e custos desnecessários, a Prodesp, implantou em agosto de 2019 o SP Sem Papel.

Considerado um marco na história da administração pública estadual, tornando o fluxo mais ágil, o programa tramitou mais de 2 milhões de documentos em formato digital em todas as secretarias do Governo de São Paulo.

Com a eliminação dos impressos, o Estado economizará cerca de 75% com impressões e compra de papel. Na Prodesp, por exemplo, em 5 anos, a estimativa é deixar de gastar mais de cinco milhões, fora o gasto indireto com transporte, Correio e armazenagem física.

Sempre em busca de oferecer soluções inovadoras, a Prodesp trabalha para aprimorar os serviços prestados e facilitar a vida dos cidadãos.

Comente aqui