Data: 18/10/2021 16:01 / Autor: Redação / Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Procon Consórcio ABC e GT da Pessoa Idosa promovem ações sobre direitos dos idosos

Serviços que atendem o segmento receberão exemplares da Cartilha “Direitos do consumidor idoso e outras informações úteis”


Live  “Enfrentamento à Violência Contra as Pessoas Idosas
Live “Enfrentamento à Violência Contra as Pessoas Idosas

Crédito: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através do Procon Consórcio ABC e do GT Pessoa Idosa, em parceria com o Procon/SP, promove ações de conscientização sobre direitos dos idosos.

Na quinta-feira (14/10), o Grupo de Trabalho (GT) Pessoa Idosa e a Fundação Procon/SP realizou uma live com o tema “Enfrentamento à Violência Contra as Pessoas Idosas”, abordando a violência financeira acometida contra o idoso e objetivando, a construção de mecanismo de enfrentamento aos abusos e dicas de como se proteger dessas violações de direitos.

O encontro teve a mediação de Welbe Cavalcante Macedo, advogado e Coordenador do GT Pessoa Idosa do Consórcio ABC, além dos facilitadores: Hilda Araújo dos Santos (Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor, experiência no atendimento ao consumidor, na área técnica de saúde, atendimento eletrônico, Ouvidoria e Educação para o Consumo), Leda Carolina de Faleiros Costa (Bacharel em Direito e especialista em Defesa do Consumidor) e Fátima Caetano (Especialista em Defesa do Consumidor).

Outra ação conjunta terá como foco os municípios consorciados. Os serviços que atendem o segmento receberão exemplares da Cartilha “Direitos do consumidor idoso e outras informações úteis”, desenvolvida pela Fundação Procon-SP, ligada à Secretaria da Justiça Defesa da Cidadania.

Nela estão reunidas orientações sobre as principais armadilhas no mercado de consumo, como golpes e fraudes (golpes bancários, falsos vendedores ou falsos prestadores de serviços, golpes da aposentadoria) e publicidade enganosa. A publicação aborda ainda assuntos sobre pacotes de turismo, estacionamento, crédito consignado, planos de saúde, atendimento preferencial, habitação, transporte, entre outros serviços.

Além da versão impressa, a cartilha pode ser acessada por qualquer pessoa na versão online através do link https://www.procon.sp.gov.br/epdc/#namidia_publicacoes.

“São muitas as situações que o idoso passa por violências, como os empréstimos consignados, principalmente por telefone e WhatsApp, portanto devemos dar publicidade aos direitos dessas pessoas. Em caso de dúvidas e denúncias procurem os órgãos de proteção, como o Procon, o Conselho do Idoso, o Consórcio ABC, estamos aqui para auxiliar no que for necessário”, destacou Welbe Cavalcante Macedo, advogado e Coordenador do GT Pessoa Idosa do Consórcio ABC.

Comente aqui