Data: 28/01/2022 09:16 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Previsão do Tempo: Manhã com tempo instável na Capital paulista

No decorrer do dia o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas entram em gradativa elevação


SP
SP

Crédito: Rovena Rosa - Agência Brasil

A sexta-feira começou abafada com muita nebulosidade, pancadas de chuva e termômetros oscilando em torno dos 19,2°C durante a madrugada. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, janeiro acumulou até o momento 200mm, o que corresponde a 78,2% dos 255,7mm esperados para o mês. 

No decorrer do dia o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas entram em gradativa elevação, com máximas que podem chegar aos 25°C e a umidade relativa do ar acima dos 60%. Entretanto, o tempo permanece instável devido a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista, que organiza as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo. Dessa forma, as chuvas devem voltar a ganhar força na capital paulista, principalmente entre a tarde e a noite. Há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que em conjunto com o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores, transbordamento de rios e deslizamentos de terra.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

A Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) associada com a frente fria no litoral paulista deve manter o tempo instável, o que pode gerar elevados acumulados de precipitação nos próximos dias. O solo encharcado e a continuidade das chuvas elevam o risco para inundações e deslizamentos de terra.

O sábado (29) segue com tempo nublado e chuvas variando de intensidade ao longo do dia. As precipitações mais intensas devem se concentrar entre a tarde e a noite. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas de 22°C.

No domingo (30) persistem as condições de tempo instável e chuvoso com intensidade variando entre moderada e forte, alternando com períodos de melhoria ao longo do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar dos 23°C.

Comente aqui