Data: 26/01/2022 10:39 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de SP inaugura primeiro Centro Dia para Idoso em Parelheiros

Entrega de equipamento no extremo sul da cidade faz parte do Programa de Metas de São Paulo


Centro Dia para Idoso São Pedro – CDI São Pedro
Centro Dia para Idoso São Pedro – CDI São Pedro

Crédito: Fabio Arantes/SECOM

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira (25) o novo ‘Centro Dia para Idoso São Pedro – CDI São Pedro’, localizado no distrito de Parelheiros, na zona sul da cidade. O serviço, conveniado com a Organização Social Jovens do Futuro, é o primeiro entregue na região e vai disponibilizar 30 vagas a idosos, que podem ficar no local das 7h às 19hs. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, com esse equipamento, a Prefeitura passa a atender 690 idosos. “É um serviço muito importante mesmo porque em 2030 a cidade terá 20% de sua população com mais de 60 anos e 2050 teremos 30%. As políticas públicas devem ser fortalecidas para atender essas pessoas idosas”, disse o prefeito.

O vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, em sua fala também destacou a importância de acolhimento aos idosos. “Se antes o Brasil tinha uma sociedade jovem, agora a população é madura e está caminhando para ser pais de idosos. Se quisermos ter uma nação igualitária e justa, temos que oferecer serviços públicos, saúde e seguridade social aos nossos idosos”, completou Rodrigo Garcia.

A entrega do Centro Dia vai ao encontro do que estabelece o item 17 do Programa de Metas da cidade de São Paulo, que prevê a ampliação da rede de oferta dos serviços prestados à população idosa na cidade de São Paulo, garantindo a existência de ao menos um Centro Dia do Idoso por Subprefeitura. Este é o 24° CDI da cidade e vai elevar o número de vagas para estes serviços no município.

CDI São Pedro

Localizado em uma área com mais de 2,4 mil m², o CDI São Pedro dispõe de um amplo espaço externo e que possibilita aos idosos a realização das mais diversas atividades durante o período de estadia no local. A área de lazer, por exemplo, conta com opções como piscina, churrasqueira, um campo de futebol e uma quadra, além de espaço livre com muito verde.

A programação do CDI São Pedro, que acontecerá de segunda a sexta-feira, conta com atividades como musicoterapia, artesanato, jogos e ações de interação e estímulo à convivência. Além das três refeições diárias que serão servidas (café da manhã, almoço e café da tarde) e das ações complementares citadas acima, os idosos passarão parte do seu tempo recebendo acompanhamentos específicos com profissionais de fisioterapia, psicologia e enfermagem.

O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. prevê que o espaço dedicado ao idoso inaugurado hoje se torne um lugar que se possa aprender as lições e valorização da vida. “Temos que acolher aqueles que fizeram com que a cidade se tornasse o que ela é hoje. O CDI mostra a importância da humanização que a Prefeitura adota, valorizando a vida desde o parto até os últimos momentos da vida. Que esse equipamento seja um lugar de sonhos”, frisou Carlos Bezerra.

Números

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), oferece atualmente 140 serviços para a população idosa na cidade, que disponibilizam um total de 15.814 vagas. Estes serviços estão dispostos da seguinte forma: 12 Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua (1.694 vagas); 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos -ILPI (540 vagas); 23 Centros Dia para Idosos (690 vagas); 1 Serviço de Alimentação Domiciliar para a pessoa idosa (180 vagas); 89 SCFV - Núcleos de Convivência de Idoso (12.310 vagas) e 1 Centro de Referência da Cidadania do idoso (400 vagas).

A SMADS acrescenta ainda a coordenação de Proteção Social Especial (PSE) possui uma rede de atendimento socioassistencial voltada à população idosa, atuando na criação de políticas públicas em concordância com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Comente aqui