Data: 19/01/2022 12:26 / Autor: Redação / Fonte: Prefeitura de São Paulo

Prefeitura de SP amplia vacinação contra Covid-19 para crianças

Podem ser vacinadas crianças entre 5 e 11 anos com qualquer comorbidade ou deficiência permanente


Vacinação Covid-19
Vacinação Covid-19

Crédito: Myke Sena - MS

A capital divulgou nesta terça-feira (18) novo instrutivo para vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Pela nova regra, podem ser vacinadas crianças com qualquer comorbidade, sem restrição de tipos de doença. Basta apresentar comprovante da condição. A medida tem como objetivo ampliar o acesso à imunização contra a Covid-19. Também podem ser vacinadas crianças da mesma faixa etária com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) e indígenas aldeadas.

O novo instrutivo está disponível no link a seguir: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=323901.

A SMS recebeu nesta terça-feira um novo lote de 74.730 doses de Pfizer pediátrica para dar continuidade à vacinação antiCovid das crianças. O primeiro lote recebido pela capital paulista na última sexta-feira (14) foi de 64.090 doses. A entrega nas unidades de saúde ocorreu hoje.

O imunizante está disponível exclusivamente nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h, uma hora depois da abertura das UBSs, pois, o fabricante orienta que seja feita a diluição da vacina após atingir a temperatura ambiente. Como as vacinas são armazenadas resfriadas (de 2 a 8 graus), faz-se necessário, já no momento da abertura das UBSs (às 7h), retirar os frascos da câmara e aguardar cerca de 1 hora para atingir a temperatura adequada. Por esse motivo, as doses pediátricas ficam "prontas" para uso a partir das 8h. A vacinação para o público elegível acima de 18 anos ocorre normalmente a partir das 7h, nas UBSs/AMAs integradas, megapostos e drive-thrus.

Entre ontem (17), quando teve início a imunização infantil, e hoje foram aplicadas 10.986 doses de vacinas contra a Covid-19 no público infantil. Os dados de vacinação são divulgamos diariamente em boletins que podem ser acessados no endereço: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=314214.

Uso de doses remanescentes

Cada unidade de saúde deve organizar uma lista de espera com as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência física da sua área de abrangência para o caso de haver doses remanescentes da vacina, a chamada “xepa”. As crianças podem ser moradoras ou estudantes na região da unidade e devem apresentar documentação com endereço e telefone para convocação. Nenhuma dose viável do imunizante pode ser desperdiçada.

Comente aqui