Data: 03/05/2021 19:20 / Autor: Redação / Fonte: SPTrans

Prefeitura de São Paulo realiza série de webinars no Maio Amarelo 2021

Encontros virtuais abordarão segurança viária, mobilidade ativa, inclusão, acessibilidade, além dos impactos da covid-19 nos deslocamentos


Crédito: Reprodução

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, realizam no mês de maio a série de webinars “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”. Os encontros virtuais fazem parte das ações do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito. O objetivo é promover o debate de temas relevantes ligados à mobilidade urbana.

No primeiro webinar, o secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, Levi dos Santos Oliveira, o secretário de Transportes de Bogotá, Nicolás Estupiñán, e a subsecretária de Transportes de Buenos Aires, Lucila Capelli, trocarão experiências sobre os impactos da pandemia de covid-19 nos deslocamentos e transporte público de suas cidades.

O segundo encontro abordará a mobilidade ativa como instrumento de compartilhamento do espaço urbano e prevenção de doenças, com representantes do World Resources Institute (WRI, na sigla em inglês) e da Global Designing Cities Initiative da National Association of Cities Transportation Officials, dos EUA, (NACTO/GDCI, também na sigla em inglês), além de representantes da Prefeitura de São Paulo que falarão sobre o Manual de Desenho Urbano da cidade e o Plano Cicloviário. São Paulo já tem a maior rede cicloviária do país, com 681 quilômetros.

O terceiro webinar terá como foco as chamadas Áreas 30 ou de Trânsito Calmo e será realizado durante a Semana Mundial de Segurança Viária das Organizações das Nações Unidas (ONU), que defende limites de 30 km/h como norma em vias onde há grande circulação de pessoas e de carros. Os convidados do painel são integrantes da OPAS/OMS, Banco Mundial, WRI e da Prefeitura de São Paulo.

Já no último painel o assunto é "Gênero, segurança e mobilidade" e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal.

Os webinars serão sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom, e contarão com intérpretes de Libras.

O tema do Maio Amarelo 2021 na Prefeitura é “Respeito e Cuidado Salvam Vidas” e, além dos webinars, estão previstas ações como posts em redes sociais, campanhas educativas, entre outras.

Comente aqui