Data: 18/05/2022 11:02 / Autor: Redação / Fonte: CEJAM

População de Mogi das Cruzes conta com nova Unidade de Saúde da Família

Espaço, voltado à promoção e prevenção da saúde, estima atender cerca de 4 mil pessoas da região


CEO do CEJAM, Ademir Medina, em inauguração da nova USF em Mogi das Cruzes
CEO do CEJAM, Ademir Medina, em inauguração da nova USF em Mogi das Cruzes

Crédito: Pedro Chavedar/PPMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com o CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”), inaugurou, em 14 de maio, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Nova União, que visa ampliar a assistência integral à saúde das famílias que vivem na região.

O evento, que contou com a presença do prefeito da cidade, Caio Cunha; do secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior; do deputado Rodrigo Gambale e de vereadores locais, marcou o início dos atendimentos à comunidade, que pôde  conhecer a unidade e usufruir dos serviços nesta mesma tarde.

“Esta USF estava sendo muito aguardada por todos nós. Agora, após algumas adaptações, a unidade está totalmente pronta para atender às demandas da população de Vila Nova União. E nós ficamos muito felizes em contar, mais uma vez, com o CEJAM nesta parceria de muitos anos. Somos muito gratos pelo seu compromisso e preocupação constante com a qualidade no atendimento aos cidadãos de Mogi das Cruzes”, destacou o prefeito.

Com um investimento total de mais de R$ 1,9 milhão, o espaço foi totalmente equipado e estruturado para atender cerca de 4 mil pessoas da região, contando com uma equipe multiprofissional composta por 20 especialistas, sendo 2 médicos, 1 enfermeiro, 2 dentistas, 2 técnicos de saúde bucal, 3 técnicos de enfermagem, 2 administrativos, 1 técnico de farmácia e 7 agentes comunitários de saúde (ACS).

"A unidade tem como objetivo principal promover a prevenção de doenças, e não apenas tratar as consequências. Dessa forma, vamos cuidar das famílias de forma integral, com o olhar voltado à saúde de todos, das crianças aos idosos, buscando mais qualidade de vida para os moradores desta região”, afirmou o secretário de Saúde.

Entre os procedimentos previstos estão consultas, pré-natal, coletas de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto e aferição de pressão arterial, além de grupos educativos, planejamento familiar e visitas domiciliares.

Conforme Ademir Medina, CEO do CEJAM, a realização de mais esse projeto junto à Prefeitura de Mogi das Cruzes é um ganho para todos. “Estaremos ainda mais próximos da comunidade, oferecendo o acompanhamento necessário a todos, por meio de nossos serviços e de uma equipe altamente qualificada, ampliando, assim, a assistência prestada pela Estratégia Saúde da Família.”

Desde 2010, o CEJAM conta com uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes para o gerenciamento de Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidades Clínicas Ambulatoriais (UNICAs) e Programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) no município.

A USF Vila Nova União está localizada na rua Cel. Cardoso de Siqueira, 2.637, ao lado do Posto de Saúde da Vila Natal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Comente aqui