Data: 19/04/2013 15:48 / Autor: Rejane Loureiro / Fonte: Laboredomus Consultoria

Pesquisa de Clima Organizacional: uma ferramenta para melhoria contínua.

A análise de seu resultado ajuda a organização a adotar medidas que proporcionam desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores e ganhos para a organização.


Muitas vezes os gestores percebem que o clima da empresa está tenso, que as pessoas e as equipes não se relacionam adequadamente, sentem que os colaboradores estão insatisfeitos e não conseguem identificar o que está acontecendo. Seria o salário? Benefícios? Relacionamentos? O que fazer para entender o que está acontecendo?

Uma das poderosas ferramentas de Recursos Humanos que auxilia os gestores a identificar quais são as atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização é a Pesquisa de Clima Organizacional.

Realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional possibilita uma análise sobre o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Com isso, a organização pode planejar ações que viabilizem um processo de melhoria contínua, ampliando os aspectos positivos e solucionando os pontos críticos.

Cada vez mais as empresas se dão conta de que as pessoas são sua grande vantagem competitiva, pois agregam valor segundo a percepção do cliente, estimulam a fidelidade, melhoram a comunicação e criam um novo patamar de expectativas, que as coloca em destaque frente à concorrência. Melhorar o ambiente de trabalho é um investimento para a empresa, pois aumenta a participação dos colaboradores, cria o espírito de trabalho em equipe, diminui absenteísmo, melhora a produtividade e, consequentemente, os resultados da empresa.

O exercício de responder um questionário de pesquisa de clima, por si só, já ajuda na melhoria do clima, pois os colaboradores sentem-se valorizados, percebem que a empresa está criando um canal de comunicação e mostra-se disposta a aceitar as críticas e sugestões de melhoria. Além disso, o colaborador se obriga a uma reflexão sobre os aspectos questionados, que necessitam de sobre sua opinião mais embasada, diferente dos comentários negativos que possam surgir “no corredor” ou na hora do cafezinho.

Para elaborar uma Pesquisa de Clima, deve-se analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação a

·        Satisfação com o conteúdo do trabalho – contemplando a natureza intrínseca das atividades, sua variedade, ritmo, autonomia, exigência etc.
·        Satisfação com natureza do trabalho – que toma em consideração a relevância da atividade, sua valorização social, sua contribuição dentro ou fora da empresa.
·        Satisfação com a carreira – abordando aspectos tais como segurança financeira, condições de trabalho, perspectivas de desenvolvimento, identidade profissional.
·        Satisfação com o ambiente social – levando em conta a sensação de pertencer ao grupo, a natureza dos relacionamentos, a afinidade com o estilo de liderança.

No entanto, não basta pesquisar, é necessário apresentar os resultados e implantar ações de melhoria, tanto no âmbito global quanto específico de cada área.  Os líderes e gestores devem realizar a devolutiva para suas equipes, envolvendo-os em ações de melhoria efetiva do clima organizacional na empresa e nas suas respectivas áreas. 

Esquematicamente, podemos dizer que a Pesquisa de Clima aborda os aspectos acima
Esquematicamente, podemos dizer que a Pesquisa de Clima aborda os aspectos acima

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