Data: 12/05/2022 15:11 / Autor: Redação / Fonte: ViaQuatro

Pátio Vila Sônia recebe grafite por um mundo sustentável e inclusivo

Com arte do Coletivo Subsistência, Linha 4-Amarela acolhe mais uma manifestação artística, agora com temática ambiental


Mural em produção pelo Coletivo Subsistência no Pátio Vila Sônia
Mural em produção pelo Coletivo Subsistência no Pátio Vila Sônia

Crédito: Divulgação

O Coletivo Subsistência apresenta sua arte para a decoração do Bloco D2 do Pátio Vila Sônia da Linha 4-Amarela de metrô. A intenção do grupo é levar cor ao local e, com isso, surpreender e instigar os passageiros que circulam pela Estação Vila Sônia e seu entorno. A arte tem uma “pegada ambiental”, segundo o grafiteiro André Ricardo Siqueira, conhecido com Duck, integrante do grupo, por isso foi realizada em três tons de verde, para que as pessoas reflitam sobre a natureza e o meio ambiente.

Formado por artistas da região da Raposo Tavares, local próximo à estação, na zona oeste de São Paulo, o Coletivo Subsistência firmou parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, para levar arte e cultura para o muro.

Com o funcionamento em horário integral da Estação Vila Sônia, iniciado na terça, dia 10/5, a obra pode ser apreciada do mezzanino por maior número de passageiros, que avistam dali também o pátio de manobras dos trens.

A proposta é que o grafite, executado numa área total de 910 metros quadrados, em prédio de 10 metros de altura, permaneça instalado pelo período mínimo de 6 meses, a exemplo de outros trabalhos similares já realizados em locais cedidos pela Linha 4-Amarela.

“Essa intervenção só vem confirmar o interesse da ViaQuatro em fomentar a arte urbana em seus muros, com temas relevantes”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

O trabalho realizado pelo Coletivo Subsistência está situado na Rua Heitor dos Prazeres, 320 -- Vila Sônia, Pátio Vila Sônia. Como esse, são vários os locais que receberam arte urbana ao longo da Linha 4-Amarela, demonstrando a vocação da concessionária em acolher esses projetos.

Ao longo dos últimos anos, vale destacar os murais já realizados ao ar livre com apoio da ViaQuatro: "Grafite para Heróis", da artista Priscila Barbosa, em homenagem a profissionais da saúde, em muro de área operacional da ViaQuatro na Avenida Rebouças; mural do artista Tito Ferrara em homenagem aos povos indígenas afetados pela pandemia, parte da iniciativa Verificado, da ONU, em muro na Rua da Consolação; outro mural do artista Tito Ferrara, esse para a campanha "Doe Sangue. Salve Vidas!", está localizado no canteiro central da Estação Pinheiros, entre as pistas expressa e local da Marginal Pinheiros; mural do artista Vespa ocupa o muro do Pátio da Vila Sônia, com o tema #ABRACEORARO, em alusão a pessoas com doenças raras -- está localizado na Av. Eliseu de Almeida; mural “Metamorfose”, do artista Milo Tchais, na Estação São Paulo-Morumbi, em apoio aos familiares e amigos de vítimas da covid-19 no Brasil.

Serviço:

Arte do Coletivo Subsistência -- Pátio Vila Sônia - Linha 4-Amarela

Comente aqui