Data: 06/12/2019 14:24 - Alterado em: 09/12/2019 08:59 / Autor: Redação / Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Pátio do Colégio recebe Feira dos Direitos Humanos nesta segunda, 9

Pátio do Colégio, no Centro Histórico de São Paulo, receberá a 2ª Feira dos Direitos Humanos, em comemoração à Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)


Pátio do Colégio recebe Feira dos Direitos Humanos nesta segunda-feira
Pátio do Colégio recebe Feira dos Direitos Humanos nesta segunda-feira

Crédito: Divulgação

Mais de 40 serviços gratuitos serão oferecidos à população nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho, assistência social, bem-estar, beleza, entre outras. A feira promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania começará às 10h e seguirá até 16h.

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça, realizará a coleta de material biológico para investigação de paternidade (teste de DNA), no Pátio do Colégio. As senhas a serem entregues são limitadas. Para solicitar o teste é necessário apresentar a certidão de nascimento da criança e os documentos de identificação originais com fotos da mãe e do pai. Os três deverão comparecer ao local.

Quarenta e duas barracas serão montadas no Pátio do Colégio. A estrutura também contará com cinco unidades móveis para a prestação de serviços diversos, como orientações ao consumidor e ao empreendedor, saúde bucal, entre outros. Cerca de 300 pessoas estão envolvidas nas atividades da feira.

“O objetivo do evento é facilitar o acesso da população aos serviços públicos da Secretaria da Justiça, órgãos vinculados à Pasta, e dos parceiros envolvidos na ação. A feira também visa a disseminar as boas práticas que envolvem os direitos humanos”, explicou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

A abertura da 2ª Feira dos Direitos Humanos ocorrerá às 10h no Espaço da Cidadania “Governador André Franco Montoro”, prédio nº 184 da Secretaria da Justiça. Durante o evento, será lançada a cartilha virtual Orientador de Boas Práticas - Atendimento dos Serviços Públicos às Populações Vulneráveis, que visa a apresentar orientações técnicas para atendimento de diferentes grupos nas unidades da administração pública estadual. Em seguida o ex-secretário da Justiça, Belisário dos Santos Junior, proferirá a palestra Direitos Humanos e os Desafios do Estado de Direito na Contemporaneidade.

A partir das 12h30, ocorrerão as apresentações musicais da Banda Soul da Paz, do percussionista Ronaldo DiCastro, da dupla Gisele Nery e Júlio Nery e da Família Sambafro.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida para mais de 500 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. (Fonte: Organização das Nações Unidas - Brasil)

Confira a programação da 2ª Feira dos Direitos Humanos:
Serviços de Cidadania 

Orientação jurídica;

Orientação ao consumidor (Procon-SP);

Orientação ao empreendedor e microcrédito (Sebrae);

Cadastramento biométrico de eleitores (necessário apresentar o comprovante de residência e um documento original com foto);

Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, atestado de antecedentes criminais, impressão de 2ª vias de contas;

Coleta de material para teste de investigação de paternidade (necessário a presença da mãe, filho(s) e pai. Trazer certidão de nascimento da criança e documentos de identificação originais com fotos dos pais);

Orientação para programas sociais e Cadastro Único;

Inscrição para cursos profissionalizantes;

Cadastro de currículos e pesquisa de vagas de emprego;

Cadastro de vagas para jovem aprendiz;

Orientação migratória e emissão da Carteira de Trabalho para imigrantes;

Educação fiscal;

Empregabilidade LGBTI+;

Fórum Inter-Religioso.

Serviços de Saúde

Saúde bucal;

Orientação nutricional/ medição de peso e altura;

Aferição de pressão arterial e teste de glicemia;

Acupuntura;

Teste rápido de HIV e sífilis;

Atendimento sobre dependência química;

Vacinação contra gripe, HPV e meningite.

Serviços de beleza e lazer 

Corte de cabelo, esmaltação e design de sobrancelhas;

Massagem e orientação postural;

Limpeza de pele e maquiagem;

Spa para mãos;

Bijuterias, tranças e roupas afro;

Espaço kids, caricatura e cosplay;

Artesanato indígena;

Produtos orgânicos de comunidades remanescentes de quilombos;

Exposição da cultura nordestina;

Culinária afro-brasileira;

Doces artesanais produzidos por alunos do Curso de Chocolateria dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

Apresentações (a partir das 12h30)

Banda Soul da Paz;

Ronaldo Dicastro - percussão, saxofone e cavaquinho;

Família Sambafro;

MPB - Gisele Nery e Júlio Nery.

Serviço

Evento: 2ª Feira dos Direitos Humanos

Local e data: Pátio do Colégio, 9 de dezembro, das 10h às 16h

Comente aqui