Data: 10/12/2021 10:21 / Autor: Redação / Fonte: Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Palhaços Sem Fronteiras Brasil retomam ações presenciais e iniciam Campanha de Natal

A equipe dos Palhaços Sem Fronteiras salta das telas para as ruas e retoma espetáculos presenciais para populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica


Ocupa Riso
Ocupa Riso

Crédito: Ricardo Avellar

Em um ano marcado por números exorbitantes da pandemia da COVID-19 e pelo aumento da desigualdade social, que fizeram com que o Brasil voltasse a ter a fome como um problema estrutural, a Organização Palhaços Sem Fronteiras Brasil retoma suas ações presenciais com o “Ocupa Riso - Da Tela pra rua”, projeto financiado pelo Sida através do Forum Civ, em colaboração com a Clowner Utan Granser - Palhaços Sem Fronteiras Suécia. 

Com atividades gratuitas, as seis companhias de palhaçaria: Gira Gira Brincadeiras, Rainhas do Radiador, Catappum, Cia dos Tortos, Cia Pé no Asfalto e Teto, Trampo e Tratamento, realizaram 16 espetáculos alcançando cerca de 840 pessoas de diferentes comunidades e ocupações por moradia.

Os coletivos artísticos buscaram, por meio da palhaçaria e do circo, estabelecer um encontro cheio de acolhimento e afetividade para as populações que foram fortemente impactadas pela pandemia e pela invisibilidade causada em razão do aumento da desigualdade social no nosso país.

Inspirando a população através do riso e servindo de alento para crianças, jovens, pais, mães e outras pessoas cuidadoras, o projeto incentiva a ressignificação do espaço público para que as pessoas possam rir e se divertir juntas, como uma forma de resistir a tantas adversidades.

“As comunidades nos recebem com muito carinho, alegria e se mobilizam para que as apresentações aconteçam da melhor forma possível. Buscam cadeiras, limpam o espaço, convidam outras pessoas para participar. Esse movimento gera curiosidade e agita a comunidade toda! Escutamos histórias, as crianças tentam fazer igual o que acabaram de assistir. E neste momento de retomada das ações presenciais, temos notado uma grande necessidade nessa troca de experiências, afetos e boas risadas, tanto que, ao final das apresentações, o que mais ouvimos é:  “Quando vocês voltam?”, comenta Aline Hernandes, coordenadora do Ocupa Riso.

A ações foram realizadas no Jardim São Marcos e Jardim Santa Júlia, em Itapecerica da Serra; Parque Imigrantes, Aldeia Guyrapaju e Aldeia Brilho do Sol, em São Bernardo do Campo; Jardim Oratório, Vila Mercedes e Vila Bocaina, em Mauá; Cracolândia, Quebrada da Malvina, Sapopemba, Ocupação Jardim do Pinheiral e Ocupação Jardim da União, em São Paulo e Ocupação Esperança, em Osasco.

“O Ocupa Riso surgiu em 2016, como um projeto constante de diálogo com as populações que vivem na luta pela garantia de seus direitos de moradia e de vida digna. As apresentações de circo são realizadas uma vez por mês, de forma contínua e rotativa, em cerca de 15 territórios da grande São Paulo. Acompanhar os desenvolvimentos dessas lutas é um privilégio que temos ao realizar esse projeto e uma troca de imenso valor para a organização”,  finaliza Aline Hernandes.

Utilizando metodologias adotadas em contextos de emergência humanitária em todo o mundo para atuar com crianças e pessoas adultas que possuem o trato direto com elas, o projeto faz do riso um potente instrumento de transformação social coletiva.

Em 2022, além de ampliar o alcance do projeto “Ocupa Riso” para outros estados com mais populações em situação de vulnerabilidade social sendo atendidas, a organização está planejando ações em diversas frentes, visando desde fortalecer o setor cultural, também fortemente impactado pela COVID-19, com ações de formação, empregabilidade e geração de renda, até ações humanitárias dentro e fora do país.  

Por isso, a organização convida pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em fortalecer esta rede a participar desta campanha natalina de arrecadação de fundos para 2022.

Entre as ações da campanha, no dia 22 de dezembro de 2021 (quarta-feira), às 19:00, a organização promove em sua página do Facebook a live “O Riso que transcende Fronteiras”, com participação do Pastor Henrique Vieira, teólogo; pastor; ator; pesquisador da arte do palhaço; professor; cientista social; historiador e escritor. Tem se dedicado no combate ao fundamentalismo religioso no Brasil. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre Evangelho e Direitos Humanos e respeito à diversidade. É Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog. Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura. Em maio, lançou o seu primeiro livro “O amor como revolução”.

Para participar da Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil basta acessar o site http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/ e fazer a sua colaboração. 

Uma grande oportunidade de colaborar com essa organização que através do riso vem transformando realidades ao inspirar pessoas a expandirem sua capacidade de resistir na adversidade, promovendo acolhimento e ferramentas de fortalecimento da saúde mental e emocional.

SERVIÇO: Campanha de Natal dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil

Para colaborar com a Organização acesse: http://palhacossemfronteiras.org.br/doacoes/

Live: O Riso que transcende Fronteiras

Participação especial: Pastor Henrique Vieira

Quando: 22 de dezembro de 2021 (quarta-feira) - Horário: 19:00

Onde assistir: Facebook dos Palhaços Sem Fronteiras - www.facebook.com/palhacossemfronteirasbra

Comente aqui