Data: 09/10/2019 09:19 / Autor: Redação / Fonte: CPS

Outubro é o mês da ciência e tecnologia nas Etecs e Fatecs do Estado

Unidades do CPS promovem feiras que reúnem a comunidade acadêmica, população e parceiros; além de mostrar projetos desenvolvidos pelos estudantes


Sala temática com experimentos de Química organizada por alunos da Etec Monte Aprazível durante feira científica de 2018
Sala temática com experimentos de Química organizada por alunos da Etec Monte Aprazível durante feira científica de 2018

Crédito: Divulgação

A temporada das semanas tecnológicas está começando nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Os eventos são realizados como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, instituída pelo governo federal em 2004, para promover a popularização do conhecimento científico e tecnológico.

A programação da Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, na Capital, por exemplo, inclui 135 palestras, 31 minicursos e a apresentação de 100 posteres que ocorrerão durante o 21º Congresso de Tecnologia e 21º Simpósio de Iniciação Científica, até a quinta-feira (10). Na última edição, os eventos reuniram cerca de 5 mil pessoas.

Entre os temas que serão debatidos estão Indústria 4.0, fake news, computação informacional, guerra cibernética, bioinformática, mulheres na ciência e tecnologia, turismo e ocupação do espaço urbano, design thinking na prática, design de serviços, mobilidade urbana, alimentação adequada e perda de peso, entre outros.  

A abertura do Congresso na Fatec foi feita pelo CEO da empresa de marketing digital IgnitionOne, Edmardo Galli, com a apresentação From Rockstar to Tech CEO. Antes, da abertura houve exibição de capoeira das crianças da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e apresentação musical da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo.  

No interior do Estado, as unidades do Centro Paula Souza também se engajaram na realização de eventos sobre ciência e tecnologia. A Fatec Botucatu promove até quinta-feira (10), a 8ª Jornada Científica e Tecnológica - Jornacitec. Os visitantes poderão acompanhar a produção científica dos estudantes visitando os ambientes temáticos montados por eles. Esses espaços foram planejados por categorias de projetos, como energia alternativa, biodiesel, horta hidropônica vertical, realidade virtual, machine learning, automação, maquetes logísticas e ações de conscientização sobre o câncer de mama.   

Outro exemplo é o da Etec Padre José Nunes Dias, de Monte Aprazível, que organiza a 3ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia, nos dias 23 e 24 de outubro. O tema desta edição Sustentabilidade: suas ideias, nosso futuro vai mostrar alguns trabalhos da escola relacionados a avicultura, bovinocultura, piscicultura e suinocultura.

Haverá ainda confecção de objetos com material reciclável, confecção de painéis para explicar o tempo de decomposição dos resíduos, demonstração da contaminação ambiental por medicamentos e apresentação de doenças provocados pela contaminação do lixo. A Feira terá uma sala temática com laboratório de agroindústria, onde serão feitas simulações de atividades do curso e análises sensoriais de produtos desenvolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

Confira a programação em todo o Estado no site do CPS.

Comente aqui