Data: 18/11/2021 16:24 - Alterado em: 02/12/2021 14:43 / Autor: Redação / Fonte: Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina Cultural Alfredo Volpi recebe "Raízes - Ewè Ewè, sem folha não tem essência"

"Raízes - Ewè Ewè, sem folha não tem essência" e exposição “A tradição nunca se acaba” podem ser visitadas de forma virtual e presencial até o dia 11 de dezembro


Exposição “A tradição nunca se acaba” é resultado de uma oficina realizada na OCAV
Exposição “A tradição nunca se acaba” é resultado de uma oficina realizada na OCAV

Crédito: Equipe OC Alfredo Volpi

Oficina Cultural Alfredo Volpi, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, está recebendo a instalação "Raízes - Ewè Ewè, sem folha não tem essência" e exposição “A tradição nunca se acaba”, ambas dedicadas aos saberes da cultura afro-brasileira e já disponíveis para visitação.

Na instalação "Raízes - Ewè Ewè, sem folha não tem essência", da artista Mãe Bel Obaluãnge, o público poderá entender a relação entre o culto ao Orixá e a natureza por meio das obras apresentadas. Orixá é ar, fogo, água e terra. Orixá vem das raízes. Cada Orixá tem a folha que lhe representa e que carrega sua essência, a qual equilibra os caminhos dos seus filhos. As raízes de Iroko, as folhas de Ossayn e os ventos de Oyá, que espalham as sementes, serão também elementos presentes.

A instalação entrou em cartaz no dia 16 de novembro na Oficina Cultural Alfredo Volpi e pode ser visitada de terça a sexta, das 11h às 17h, até o dia 11 de dezembro. A instalação também está disponível para visitação virtual por meio do site Mais Cultura.

Já a exposição “A tradição nunca se acaba” mergulha no universo das manifestações tradicionais populares de origem africana presentes neste território por meio da tecnologia ancestral do bordado. Através dessa experiência manual e visual inspirada pelas oralidades, corporeidades, sonoridades e outras poéticas abordadas, os artistas produziram estandartes poéticos bordados à mão, cuja proposta estética-poética e política é contribuir para o reconhecimento e valorização das Mestras e Mestres de diversas formas de manifestação.

A exposição, que tem inspiração na trajetória da Mestra Solange Camargo, fundadora do Grupo de Dança Afro Babalotim, referência em culturas tradicionais negras na Zona Leste de SP há mais de 30 anos, é resultado da Oficina Entre’Linhas e En’Cantos – Bordando Ancestralidades, ministrada por Queila Rodrigues na Oficina Cultural Alfredo Volpi. Até o dia 11 de dezembro, interessados poderão visitar a exposição de forma presencial ou virtual, de terça a sexta, das 11h às 17h.

No mês de novembro, a Oficina Cultural Alfredo Volpi recebeu a 6ª edição da Preta Leste, evento que pauta as questões étnico-raciais e a valorização dos saberes culturais e rituais sagrados de origem afro-brasileira.

O evento, que contou com curadoria de Kelly Santos, será finalizado com o “Cortejo Preta Leste”. De forma virtual, a Cia. Lelê de Oyá realiza o tradicional cortejo que inclui a lavagem da escadaria da Igreja N. S. do Carmo, momento em que a companhia promove seu ritual anual de renovação e expansão do Asè, rito em que se evidencia o amor e a paz presente nas religiões de matriz africana, em reverência à essência da água, fonte primordial da vida.

O cortejo será transmitido pelo Youtube das Oficinas Culturais com homenagem aos Orixás Oyá, Ogum e Xangô no dia 4 de dezembro, às 14h.

SERVIÇO:

Oficina Cultural Alfredo Volpi

INSTALAÇÃO: "RAÍZES - EWÈ EWÈ, SEM FOLHA NÃO TEM ESSÊNCIA"

Artista: Bel Obaluânge

Presencial em cartaz: Até 11 de dezembro – Terça a Sexta – 11h às 17h

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi - Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo/SP. 

EXPOSIÇÃO: “A Tradição Nunca se Acaba”

Artista: Oficina Entre’Linhas e En’Cantos – Bordando Ancestralidades, ministrada por Queila Rodrigues na Oficina Cultural Alfredo Volpi.

Participação especial: Mestra Solange Camargo.

Presencial em cartaz: Até 11 de dezembro – Terça a Sexta – 11 às 17h

Exposição On-line: Até 11/12 | disponível para acessar no site Mais Cultura

CORTEJO PRETA LESTE

Coordenação: Cia Lelê de Oyá.

4/12 – Sábado – 14h

Assista no Youtube das Oficinas Culturais.

Sem necessidade de inscrição.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera - São Paulo

Comente aqui