Data: 07/06/2021 14:24 / Autor: Redação / Fonte: Jp Accacio

Ocupação imagética “Entranhamentos” seleciona artistas de regiões periféricas de SP e ABCD

Inscrições online até este sábado (12/06)


“Entranhamentos”
“Entranhamentos”

Crédito: Divulgação

Contemplado pelo Edital PROAC 10/2020 (Registro e licenciamento de exposições inéditas de artes visuais para visitação online #CulturaEmCasa) o projeto selecionará cinco artistas para participarem de uma exposição coletiva virtual. Através de convocatória online, cada artista poderá inscrever até 3 (três) fotografias e/ou um vídeo de até 5 (cinco) minutos de duração. A seleção dos trabalhos e curadoria da mostra ficará a cargo de Jp Accacio, artista multimídia idealizador e proponente do projeto, e de Marcelo Bressanin, artista e pesquisa- dor convidado. Os selecionados receberão uma premiação no valor de R$ 1.000,00 cada.

Sobre o projeto

Entranhar

Introduzir, cravar profundamente nas entranhas. Arraigar.

Fazer penetrar. Embrenhar-se.

“Entranhamentos” será uma exposição baseada no conceito de ocupação imagética, cujo principal objetivo é investigar novas possibilidades de exibição e fruição de arte envolvendo trabalhos de artistas que tenham a imagem como objeto de pesquisa.

A mostra ocupará as dependências de uma residência particular, que será tomada por projeções de vídeos e fotografias dxs cinco artistas selecionadxs por meio de uma convocatória online. As ima- gens serão incorporadas aos espaços da casa de forma que se criem diálogos únicos e singulares entre as obras e os cômodos e ambientes de um lar verdadeiramente habitado. O espaço não será fisicamente ocupado e nem visitado. A ocupação, aqui, se dá em outra esfera. Xs artistas se farão presentes através de suas criações imagéticas.

“Entranhamentos” é uma proposta de revisão de conceitos, sentidos e de novas experimentações em tempos enevoados e de fronteiras borradas. Pretendemos colocar em debate algumas proposições principais, envolvendo notadamente a ressignificação dos espaços e das relações da arte, do viver, do conviver e do habitar. Desejamos debater o conceito de público e privado, real e virtual e a ideia de lugar.

A casa, que hoje, além do lugar em que habitamos é também escritório, território de lazer e para muitos cárcere, passa a abrigar concomitantemente as funções de espaço expositivo. Relações íntimas se estabelecem, porém de forma virtual e sensorial. O familiar pode se tornar coletivo; o anônimo, conhecido; o distante, aproximado.

O conceito de autoria também é abordado, visto que o resultado final dos trabalhos será uma soma das obras em sua concepção originária com os espaços de uma residência e suas múltiplas nuances, somadas aos atributos técnicos das projeções como luminosidade, dimensões e dis- torções de perspectiva. Xs artistas selecionadxs devem levar em conta as possíveis reconfigu- rações de seus trabalhos de acordo com a ideia de “projeção” em seus mais variados significados.

Dado o caráter efêmero e de site-specific dos trabalhos, “Entranhamentos” terá em sua documentação uma etapa importante que contará com registros em foto, vídeo e um catálogo virtual. Estes materiais, além de disponibilizados na plataforma #CulturaEmCasa, serão também entregues aos artistas ao final do projeto.

Desejamos promover um amplo exercício envolvendo práticas, convivências, contemplações e olhares diversos. Novos tempos pedem mais entranhamentos.

Inscrições

Poderão concorrer à convocatória artistas maiores de idade e que tenham residência comprovada nas regiões periféricas da cidade de São Paulo e região do ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Como região periférica serão compreen- didos os bairros localizados fora do cinturão conhecido como “centro expandido” da cidade de São Paulo (ver mapa disponível no PDF da convocatória). Cada uma das cinco propostas contempla- das receberá uma premiação no valor de R$ 1.000,00 (mil reais).

Cada artista poderá inscrever até 3 (três) fotografias e/ou um vídeo de até 5 (cinco) minutos de duração. As propostas deverão cumprir as regras e orientações apresentadas na convocatória disponível aqui. A chamada de “Entranhamentos” estará aberta no período de 12/05 a 12/06/2021, e todo o material de inscrição deverá ser enviado pelxs interessadxs através de formulário online, disponível a partir do dia 12/05, data de abertura da convocatória.

Equipe

Concepção: Jp Accacio

Curadoria: Jp Accacio e Marcelo Bressanin Produção: Cassia Sandoval

Assessoria de Imprensa: Erico Marmiroli / Marmiroli Comunicação

Serviço

Ocupação Imagética “Entranhamentos”

Convocatória: 12/05 a 12/06/2021

E-mail do projeto: entranhamentos2021@gmail.com

Comente aqui