Data: 13/02/2020 15:41 / Autor: Redação / Fonte: assessoria

Obras de restauro do Novo Museu do Ipiranga recebem a primeira visita

Deputada Carla Morando vistoriou o local nesta quarta-feira (12/02) acompanhada pela vice- diretora do museu e a diretora de obras


Obras de restauro do Novo Museu do Ipiranga
Obras de restauro do Novo Museu do Ipiranga

Crédito: divulgação

Entre máquinas, operários e especialistas em restauração, as obras de modernização, ampliação e segurança do Novo Museu do Ipiranga se tornaram realidade. Fechado desde 2013, devido a problemas estruturais, o marco da história do Brasil, será entregue para a população em setembro de 2022, em comemoração ao bicentenário da história do país.

“Estamos na fase de quebra-quebra. As máquinas estão trabalhando, ainda há barro, lama e poeira por todos os lados. Mas, é possível perceber que a obra está andando e que o prazo proposto será cumprido com louvor”, comemorou a deputada estadual, Carla Morando.

A líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo foi a primeira deputada a vistoriar a obra do Novo Museu do Ipiranga. Acompanhada pela diretoria de obras, Maria Aparecida Soukelf, a professora e vice-diretora do Museu, Rosária Ono, e o subprefeito do Ipiranga, Caio Luz, Carla teve livre acesso a todos os espaços, desde o parque da Independência até as alas do subsolo.

“Não consigo expressar a emoção que eu senti quando entrei na sala onde fica a obra Independência ou Morte. Os profissionais estão restaurando o quadro e repetindo os traços feitos por Pedro Américo em 1888, com exata precisão. Apesar do andaime, conseguimos ver que o trabalho está perfeito. Pude voltar no tempo e relembrar a minha infância, quando ia ao museu com meus pais e ficava encantada com o tamanho da obra”, disse.

O projeto do Novo Museu também engloba a ampliação em mais de seis mil metros quadrados que incluirá sala de exposição, sala de atendimento, café, auditório, loja entre outros. A obra foi orçada em R$ 160 milhões, com investimento da iniciativa privada.

Comente aqui