Data: 30/10/2019 16:11 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Nova série de debates aborda a influência da tecnologia nas relações humanas

Na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro, inicia a segunda edição do seminário Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror.


Cena BlackMirror
Cena BlackMirror

Crédito: divulgação/Itaú Cultural

Nas três primeiras segundas-feiras de novembro, dias 4, 11 e 18, o Itaú Cultural promove a segunda edição de Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror, debates inspirados em episódios da série de ficção científica idealizada por Charlie Brooker.Assim como na primeira temporada, realizada em maio desse ano, a discussão gira em torno das influências – nem sempre positivas – dos algoritmos e da computação na sociedade contemporânea. O psicanalista Christian Dunker é o mediador dos encontros, que conta com a exibição de um episódio de Black Mirror, seguido de debate com um convidado.

O primeiro, no dia 4, é Hangthe DJ, que conta com a presença da psicóloga Lígia Baruch. O episódio fala sobre um aplicativo de relacionamentos, que além de formar casais, prevê a data de validade do convívio. Um casal unido pelo sistema decide questionar a lógica do software.

Nas semanas seguintes, a série de encontros exibe, respectivamente, os episódios Smithereens, com o pesquisador Tarcízio Silva, e Black Museum, com o ator e diretor de teatro Eugênio Lima.

Sobre o mediador e a convidada

Christian Dunker é psicanalista e professor titular de Psicanálise e Psicopatologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. É autor de Estrutura e Constituição da Clínica Psicanalítica (AnnaBlume) e Mal-Estar, Sofrimento e Sintoma (Boitempo), agraciados com o prêmio Jabuti. Colunista da Boitempo e do Jornal Zero Hora.

Lígia Baruch é psicóloga com mais de 27 anos de prática de consultório. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, co-autora do livro Tinderellas: o amor na era digital. Pesquisa e colabora como especialista em diversos veículos e eventos que abordam os impactos e mudanças da era digital nas relações humanas.

SERVIÇO:

Encontros Impactos da tecnologia nas relações humanas a partir de Black Mirror

Dia 4 de novembro (segunda-feira), às 19h30

Exibição do episódio Hangthe DJ e debate com a psicóloga Lígia Baruch

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 184 lugares

Entrada gratuita

Reserva de ingressos pelo link:

https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/black-mirror-encontros-debatem-os-impactos-da-tecnologia-nas-relacoes-humanas-2

Dez dias antes dos debates até o início de cada evento (ou até esgotar)

(no dia, apresente o comprovante da reserva - impresso ou no celular)

os ingressos são válidos até dez minutos antes do início do evento

público não-preferencial: um ingresso

público preferencial: um ingresso + um ingresso para acompanhante

Comente aqui