Data: 16/10/2020 14:41 / Autor: Redação / Fonte: Território Motorsport

Nicole Piano disputa no fim de semana mais um Rally Serra Azul

Filha do multicampeão dos ralis, Edu Piano, Nicole fará dupla com Manuel Ruivo. A prova é válida pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja


Seguindo os passos do pai multicampeão, Nicole, aos 14 anos, escolheu o rali
Seguindo os passos do pai multicampeão, Nicole, aos 14 anos, escolheu o rali

Crédito: Nelson Santos Jr/PhotoAction

Há um ano, Nicole Piano, estreava nos ralis pilotando um UTV (Maverick X3 TM), preparado pela equipe Território Motorsport, ao lado do pai, o multicampeão Edu Piano. Era apenas um presente de Dia das Crianças para a filha, de 13 anos, que sonhava em participar de uma prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, tanto que Piano deixou de competir, na ocasião, para navegar para Nicole. De lá para cá, a adolescente de Tatuí (SP), se apaixonou de vez pelo esporte e retorna ao grid do Rally Serra Azul, neste fim de semana, 17 e 18, em Pardinho, no interior paulista.

Não fosse a pandemia que paralisou o calendário nesta temporada, Nicole teria participado de mais provas e acabou competindo apenas no Rally Cuesta Off-Road, em julho, quando garantiu sua primeira vitória na categoria Start, destinada a pilotos menores de idade que devem estar acompanhados por um navegador habilitado. Vale ressaltar que a jovem trocou o ballet e o vôlei para encarar velocidade, poeira, lama e aventura.

“No ano passado meu primeiro rali foi o Serra Azul e, apesar de toda a novidade e adaptação adorei a experiência. Mas sinto que mesmo com pouco tempo neste esporte, evolui na pilotagem e meu desempenho está melhorando a cada prova”, afirma Nicole, de Tatuí (SP), acostumada desde sempre a acompanhar a trajetória do pai nos pódios.

Pela segunda vez, quem a acompanhará na navegação será Manuel Ruivo, engenheiro mecânico que faz parte da equipe há alguns anos: “Tive o prazer de ver a felicidade da Nicole em sua primeira vitória no Cuesta Off-Road. Ela é muito concentrada, dedicada, anda bem direitinho, obviamente falta o ritmo de prova que é natural da curva de aprendizado.”  Ruivo, ainda destaca a importância das mulheres no grid. “O melhor de tudo é ver que essa categoria Start trazendo novos talentos para o futuro do rali brasileiro e, pelo fato de ser mulher, Nicole ainda mostra que é um esporte para todos”, completa o paulista que começou no off-road aos 15 anos, em 1996, quando navegou para o pai. 

Piano vê com muito orgulho a filha herdar o seu DNA off-road na modalidade a qual está há aproximadamente 30 anos, como piloto e também preparador de veículos de competição. “É muito gratificante ver a filha se apaixonar pelo esporte que escolhi há tantos anos, primeiro foi o Nathan (filho mais velho) e agora a Nicole (caçula). Aos poucos ela vai desenvolver a parte de leitura de terreno, ganhar quilometragem, entender as reações do UTV e ganhar velocidade, pois está num processo de aprendizagem”, explica o piloto oito vezes campeão do Sertões (um na geral dos carros, seis nos Caminhões e um nos UTVs/Over45), o maior rali das Américas. No próximo dia 30, Piano larga para sua 25ª participação consecutiva na competição que acontece até 7/11, com largada em Mogi Guaçu/SP e chegada em Barreirinhas/MA.

O Rally Serra Azul será de rodada dupla e válido pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. No sábado, a largada começa às 9 horas, já no domingo será às 8h. O Parque de Apoio da prova está localizado Rodoserv Stop, Km 193 da Rod. Castelo Branco e o evento seguirá todos os protocolos de segurança, referente à pandemia do Covid-19.

A Território Motorsport conta como apoio da SFI CHIPS. Mais informações sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Programação Rally Serra Azul – (Pardinho/SP)

17/10 – Sábado

9h – Largada 1ª Moto (Parque de apoio)

19h – Briefing

18/10 –Domingo

8h - Largada 1ª Moto (Parque de apoio)

14h – Premiação

Parque de Apoio - Rodoserv Stop, Km 193 da Rod. Castelo Branco

Comente aqui