Data: 28/09/2021 09:20 / Autor: Redação / Fonte: Itaú Cultural

Newton Moreno e Denise Weinberg fazem parceria no Ficções Itaú Cultural

Moreno assina as dramaturgias de As Irmãs e Ressurreição, produções que o público poderá ouvir com a interpretação de Denise


Newton Moreno
Newton Moreno

Crédito: Divulgação/Will Sampaio

O autor Newton Moreno e a atriz Denise Weinberg estão juntos nos dois próximos episódios do podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama, que vai ao ar todas as quintas-feiras com uma produção inédita realizada por diretores, dramaturgos e artistas convidados. No dia 30 de setembro entra no ar As Irmãs e, em 7 de outubro, Ressurreição. Ambas têm dramaturgia de Moreno e interpretação na voz de Denise.

A trama de As Irmãs é conduzida traz duas mulheres estranhamente unidas e, ao mesmo tempo, afastadas pelo sagrado, assim como atraídas e repelidas pelos fatos de suas vidas simples. Essas idas e vindas evocam reflexões, impressões, traumas, amores, perdas, sortes e infortúnios, explorando o campo fantástico e a onipresente demanda religiosa do povo brasileiro.

Traços de espiritualidade também envolvem Ressurreição. A narrativa deste audiodrama trata do retorno a casa de uma matriarca, depois de morrer, para ajustar contas com a sua família. O foco são problemas familiares e suas heranças sustentados por violências e afetos. Debate-se, aqui, o ingênuo sonho de voltar para este plano para resolver pendências afetivas que, na verdade, perdem sentido e se desvanecem quando se parte.

Estreia de parceria

Os dois novos episódios do podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama levam ao público, pela primeira vez, um projeto idealizado por Newton Moreno e Denise Weinberg desde o início do isolamento, voltado para uma dramaturgia em áudio.

“O convite do Itaú Cultural veio ao encontro de uma pesquisa desenvolvida em tempos pandêmicos com a Denise”, conta Moreno. “Sem a possibilidade do exercício presencial do teatro, buscamos experimentos sobre a palavra: texto, atriz e o imaginário do ouvinte. O formato podcast, a figura do narrador e mesmo a radionovela, é e sempre foram eixos de reflexões”, complementa. 

Segundo Denise, o convite para participar da série deu início a uma intensa troca de telefonemas, e-mails e mensagens entre ela e o parceiro de cena para colocarem em prática ideias que já vinham trabalhando. Optaram pela simplicidade de contar histórias. 

“As Irmãs e Ressurreição são contos delicados e poéticos de Moreno, que tive o prazer de gravar”, diz a atriz. “Com o apoio do Itaú Cultural, tivemos o prazer de testá-los no formato podcast, essa nova forma de expressão que vem sendo trabalhada com sucesso durante a pandemia”, continua ela, torcendo para que o formato encontre seu nicho no futuro. “Afinal trabalhar a escuta é sempre encantador, enriquecedor e consolador, o que precisamos fazer desesperadamente”, reflete.

O autor e a atriz

Newton Moreno nasceu em Recife. Formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos textos teatrais Agreste, montado pela Cia Razões Inversas; As Centenárias, estrelado por Marieta Severo e Andréa Beltrão; Maria do Caritó, interpretado por Lilia Cabral; O Livro, por Du Moscovis; Imortais, com Denise Weinberg; e, mais recentemente, do musical As Cangaceiras, Guerreiras do Serão

Ganhou importantes prêmios de teatro, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), SHELL, Contigo, Bibi Ferreira e Aplauso Brasil. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes para realizar livre adaptação teatral do livro Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre, pelo grupo Os Fofos Encenam. É, ainda, roteirista dos filmes Maria do Caritó (2019) e Agreste, com estreia prevista para 2021. Na Rede Globo, desenvolveu a série AMorteAmo. Lançou, também, os livros de contos Ópera e Cidades Sensíveis.

Radicada em São Paulo, Denise Weinberg é diretora, professora e uma das atrizes mais premiadas de sua geração. Foi fundadora do Grupo TAPA, onde permaneceu por 21 anos. Em teatro, tem dois prêmios Molière, três Mambembe, três APCA, um Shell, sete premiações em Cinema e uma indicação ao Emmy Awards 2018, o maior prêmio de televisão, com seu trabalho em PSI, na HBO.

Seus últimos trabalhos em teatro foram Imortais, de Newton Moreno, Sinthia, de Kiko Marques com a Velha Companhia, O Testamento de Maria, de Colm Tóibin (Prêmio de melhor atriz APCA de São Paulo) e As Criadas, de Jean Genet. Assina, ainda, a direção de A Refeição, de Newton Moreno, O Pelicano, de August Strindberg, Hotel Jasmim, de Claudia Barral, Ponto Morto, de Hélio Sussekind, e Nina, ou da Fragilidade das Gaivotas Empalhadas e A Máquina Tchekov, ambas de Mátei Visniec.

No cinema, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Grande Prêmio de Cinema e no Festival de Los Angeles, com o papel de Ruiva, em Salve Geral, de Sergio Rezende. Também atuou em Linha de Passe, de Walter Salles, nas comédias De Pernas pro Ar 1, 2 e 3, em Piedade, de Claudio de Assis, e Greta, que participou da Mostra Panorama no Festival de Berlim de 2019. Na televisão, fez as mini-séries Assédio, A Teia, Dalva e Herivelto e Maysa, as novelas Amor Eterno Amor e Éramos Seis, na TV Globo, a série Alice e PSI na HBO, e a série Questão de Família, no GNT. 

SERVIÇO:

Podcast Ficções Itaú Cultural – uma série de audiodrama

Sempre às quintas-feiras, no site do Itaú Cultural e demais plataformas de streaming

Dia 30 de setembro (quinta-feira)

Episódio As Irmãs

Texto: Newton Moreno. Narração: Denise Weinberg

Dia 7 de outubro (quinta-feira)

Episódio Ressurreição

Texto: Newton Moreno. Narração: Denise Weinberg

Comente aqui