Data: 05/07/2016 08:42 / Autor: Joyce Cunha / Fonte: Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC

Mutirão de Crédito Orientado percorrerá cidades do Grande ABC

Calendário de atividades que acontece nas próximas semanas nos municípios foi divulgado aos prefeitos durante Assembleia do Consórcio Intermunicipal


Crédito: AgABC

Na manhã desta segunda-feira, dia 04, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC apresentou aos prefeitos das sete cidades resultados preliminares do Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC realizado no dia 17 de junho, em São Bernardo do Campo, por meio de parceria entre a entidade, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Sebrae Nacional e Sebrae SP. O evento reuniu cerca de 300 pessoas durante o dia, totalizando 500 atendimentos em diferentes serviços ofertados gratuitamente aos micro e pequenos empresários.

O destaque do Mutirão, que contou com a participação do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, foi o lançamento do Proger Urbano Capital de Giro. Criada em maio deste ano pelo governo federal, a nova linha – operada pelo Banco do Brasil e por meio do BNDES - utiliza R$ 5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar capital de giro às micro e pequenas empresas. Somente pelo Banco do Brasil foram captadas mais de 150 propostas de empreendimentos interessados.

As informações sobre o Mutirão do Crédito Orientado foram apresentadas durante Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal, realizada na sede da entidade. Como desdobramento da primeira atividade, os demais municípios também irão receber Mutirões de Crédito Orientado nas próximas semanas. “Nosso objetivo é pulverizar, com o apoio do GT Desenvolvimento Econômico e das Associações Comerciais das sete cidades, informações sobre esta e outras linhas que podem contribuir diretamente para que empresários consigam o fôlego necessário para colocar a casa em ordem e retomar investimentos”, explicou o secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico GABC, Giovanni Rocco.

A próxima cidade a receber o Mutirão é Rio Grande da Serra, no dia 13 de julho. A atividade será realizada no Fundo Social de Solidariedade do município (Rua do Progresso, 700 – Centro). No dia 20, a ação chega a Ribeirão Pires. Mutirão em Santo André encerrará a programação deste mês, no dia 26. Os eventos seguem em agosto nos municípios de São Caetano, Diadema e Mauá, nos dias 9, 16 e 25, respectivamente.

BALANÇO DO 1º CIRCUITO REGIONAL DO CAMBUCI ABCTUR É APRESENTADO AOS PREFEITOS
Ações de estímulo ao turismo local também entraram na pauta dos prefeitos durante a Assembleia Geral desta manhã. O coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fernando Bonisio, e o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Giovanni Rocco, apresentaram balanço do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, que reuniu as festividades ligadas ao fruto na região - 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba – Santo André, o 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires.

De acordo com informações das Prefeituras dos municípios participantes, os eventos movimentaram cerca de R$ 900 mil. Foram 12 dias de atividades nas três cidades que atraíram, juntas, 65 mil pessoas.

Durante os festivais, foram utilizadas em torno de três (03) toneladas de cambuci para atender o público. Participaram dos eventos 55 produtores que comercializaram itens feitos artesanalmente com o fruto. As festas ofereceram aos visitantes – moradores da região e da Grande São Paulo – além de opções de gastronomia e artesanato, programação cultural gratuita e atividades relacionadas ao cultivo e produção do cambuci.

Na noite da última quarta-feira, dia 29, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC realizaram a cerimônia de entrega das premiações de melhores receitas e melhores fotografias do cambuci no Concurso Gastronômico Regional do fruto e no Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”. Os prêmios foram parte do encerramento das atividades promovidas nos três municípios.

A cerveja com cambuci de Fábio Balmann, de Santo André, foi eleita a melhor bebida com o fruto. O título de melhor prato salgado foi conferido ao Antepasto de Zucchini com Cambuci, de Ivânio Alan Silva de Carvalho, receita inscrita por Ribeirão Pires. O melhor prato doce foi o Crepe de Cambuci Curd, de Marcella Louise dos Santos, também inscrita por Ribeirão Pires.

Yara Barbosa Peigo, de Santo André, foi a autora da melhor imagem do cambuci. Para eleger a melhor foto do fruto, foram analisadas qualidade artística e estética da foto; técnica utilizada; e criatividade e relação com o tema proposto.

SÃO BERNARDO DO CAMPO SEDIARÁ CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO INDUSTRIAL
Outro tema abordado pelo GT Turismo e pela Agência de Desenvolvimento Econômico GABC na Assembleia do Consórcio desta segunda-feira foi a programação do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, das 7h30 às 18h no Senac São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400 – centro da cidade). As atividades são gratuitas e exigem inscrição prévia pelo site www.sp.senac.br/sbc. As vagas são limitadas. Os participantes recebem certificado ao final do evento.

Para apresentar a experiência pioneira do turismo industrial na região – São Bernardo do Campo iniciou projeto para o setor em 2013, a programação do Congresso inclui nos dois dias, no período da manhã, visitas monitoradas à Volkswagen, Mercedes-Benz, Wheaton Brasil Vidros e Masipack, fábricas com plantas instaladas em SBC que participam do Turismo Industrial do município.

No mundo, essa modalidade turística também vem ganhando destaque. Para falar sobre a temática, no dia 14, às 14h50, a coordenadora do programa de Turismo Industrial de São João da Madeira, em Portugal, Alexandra Alves, ministrará palestra magna a respeito do case de sucesso de sua região. A cidade portuguesa, que sediou a 4ª edição do Congresso Europeu de Turismo Industrial, é referência neste segmento e assinou, em 2015, Termo de Cooperação Técnica Internacional com a Prefeitura de São Bernardo do Campo para a troca de experiências permanente nesta área.

No segundo dia do Congresso, a partir das 15h, serão realizadas apresentações de especialistas no assunto em salas temáticas sobre “A Qualificação Profissional para o Turismo”, “Patrimônio Industrial”, “Compartilhando Experiência Internacional – o caso da Viarco de Portugal”; “Operacionalização do Turismo Industrial – como bem receber”.

Às 16h do dia 15, o coordenador do Programa de Turismo Industrial da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Fernando Bonisio, lidera painel sobre oportunidades e perspectivas do turismo industrial na cidade e na região.

O turismo industrial consiste, na sua concepção básica, em uma visita monitorada a determinada empresa. Na atividade, empreendedores abrem suas portas para receber grupos de pessoas interessadas em conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada.

O Congresso Brasileiro de Turismo Industrial será realizado em parceria pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Turismo, e o Senac SP.

SERVIÇO:
Congresso Brasileiro de Turismo Industrial:
Data: 14 e 15 de julho, das 7h30 às 18h
Local: Senac São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400 – Centro)
Inscrições: www.sp.senac.br/sbc.
Informações: sbcampo@sp.senac.br / 11 4336-7900
Participação gratuita

Comente aqui