Data: 16/07/2020 19:48 / Autor: Redação / Fonte: Poiesis

Museus durante a pandemia é o tema abordado no V Encontro de Museus-Casas Literários

O evento, realizado a distância, reúne profissionais de diversas instituições para troca de experiências em tempos de pandemia


Casa Guilherme de Almeida
Casa Guilherme de Almeida

Crédito: André Hoff

A quinta edição do Encontro, promovido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis, será inteiramente on-line e gratuito.

“Dentro das Casas, pela internet” é o tema do evento que acontecerá em três dias seguidos, de quinta a sábado: dias 23 e 24 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e dia 25, sábado, das 15h às 17h. Em três mesas-redondas realizadas a distância, profissionais de diversas instituições de São Paulo e de outros locais do país compartilharão suas experiências a partir da interrupção de atendimento presencial ao público, que impulsionaram a implementação de novas ações via internet, bem como suas perspectivas para o período de reabertura desses espaços ao público.

O encontro visa à participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional. Seu objetivo é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe ao segmento.

Destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura, a 5ª edição do evento está com inscrições abertas pelo site da Casa Guilherme de Almeida. O evento será realizado pela plataforma Google Meet e o link de participação será enviado aos inscritos pelo e-mail.

Confira a programação completa do V Encontro de Museus-Casas Literários:

“Dentro das Casas, pela internet”

Coordenação: Ivanei da Silva e Marcelo Tápia

23 de julho, quinta-feira, das 18h às 20h

Mesa-redonda:

Cláudia Storino – Diretora do Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx– IPHAN (Rio de Janeiro, RJ)

Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

Mário Chagas – Diretor do Museu da República – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)

Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

Dia 24 de julho, sexta-feira, das 18 às 20h

Mesa-redonda:

Cícero Antônio F. de Almeida– Museólogo no Museu Casa Geyer – IBRAM (Rio de Janeiro, RJ)

Frederico de Andrade Pontes – Diretor do Museu Casa José de Alencar – Universidade Federal do Ceará, UFC (Fortaleza, CE)

Ronaldo Alves de Oliveira – Coordenador do Museu Guimarães Rosa – Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – DIMUS (Cordisburgo, MG)

Jurema Seckler (mediadora) – Diretora do Museu Casa de Rui Barbosa / Ministério do Turismo (Rio de Janeiro, RJ)

Dia 25 de julho, sábado, das 15h às 17h

Mesa-redonda:

Davidson Kaseker – Coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – SISEM-SECEC-SP (São Paulo, SP)

Rosa Fátima de Souza-Chaloba – Professora titular da Unesp – Araraquara; coordenadora da Chácara Sapucaia (Araraquara, SP)

Sandro Marcelo Cobello – Chefe da Divisão de Turismo na Estância Turística de São Roque, responsável pelo Sítio Santo Antônio e Capela (Sítio Santo Antônio e capela anexa – São Roque, SP)

Jaqueline Ferreira – Chefe de Eventos Culturais da Divisão de Turismo da Estância de São Roque – SP

Alexandra Rocha (mediadora) – Coordenadora do Núcleo Educativo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Comente aqui