Data: 27/10/2021 10:17 / Autor: Redação / Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Museu Catavento lança nova exposição temporária 'Mulheres na Ciência'

Mostra promove maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências ressaltando o trabalho de 12 importantes cientistas


Mulheres na Ciência no Museu Catavento
Mulheres na Ciência no Museu Catavento

Crédito: Joca Duarte

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Siemens, apresenta a exposição temporária "Mulheres na Ciência", de 26 de outubro a 11 de fevereiro de 2022 (dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência).

Atualmente, no Brasil e em alguns países, as mulheres são maioria nas universidades. Mas esta é uma realidade bastante recente. Em uma sociedade predominantemente patriarcal, por séculos muito foi negado às mulheres, inclusive acesso ao conhecimento. Mas felizmente esse quadro vem se modificando. As mulheres assumiram seu lugar de destaque nas ciências, com contribuições e reconhecimentos relevantes.

Neste sentido, a exposição "Mulheres na Ciência" foi concebida para trazer à luz mulheres que atuaram e atuam de modo significante para pesquisa e desenvolvimento científico apresentando, em painéis monumentais, 12 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento.

Além do que será exposto, os painéis disponibilizam QRCode para acessar mais informações sobre cada cientista e espaço dedicado a fotos e menção às cientistas contemporâneas que conhecemos no nosso dia a dia, professoras, familiares, amigas e ídolos de cada um.

As mulheres

Ada Lovelace - Matemática e escritora inglesa. Reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage

Angela Olinto - a cientista astrofísica e professora brasileira radicada nos Estados Unidos e uma da maiores autoridades mundiais em física de astropartículas

Emmanuelle Charpentier - microbiologista e imunologista francesa. Prêmio Nobel de Química, junto com Jennifer Doudna, "pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma"

Jaqueline Goes de Jesus - biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira. Coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no Brasil

Jennifer Doudna - bioquímica e bióloga molecular estadunidense. É professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Prêmio Nobel de Química, junto com Emmanuelle Charpentier, "pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma".

Katherine Johnson - matemática, física e cientista espacial norte-americana. Ela fez contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos, em especial em aplicações da computação na NASA.

Lise Meitner - física austríaca que estudou radioatividade e física nuclear, descobriu a fissão nuclear

Marcelle Soares-Santos - física brasileira. Professora na Universidade Brandeis, é pesquisadora no Fermi National Accelerator Laboratory, em Batavia, próximo a Chicago. Sua pesquisa foca nas características de ondas gravitacionais e na energia escura.

Marie Curie - foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.

Mayana Zatz - bióloga molecular e geneticista brasileira, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Rosalind Franklin - química britânica que contribuiu para o entendimento das estruturas moleculares do DNA, RNA, vírus, carvão mineral e grafite

Tiera Fletcher - engenheira americana, uma das designers e analistas estruturais da equipe do Sistema de Lançamento Espacial para a NASA, que deve enviar pessoas a Marte

Serviço - Museu Catavento lança exposição "Mulheres na Ciência"

Período: 25/10/21 a 11/02/2022

Horário: de terça a domingo das 9h às 17h (Claustro do Museu Catavento)

Informações: (11) 3315 0051 e https://www.museucatavento.org.br

Ingressos: R$ 10 inteira e R$ 5 meia (entrada gratuita às terças-feiras)

Comente aqui