Data: 21/01/2022 09:56 / Autor: Redação / Fonte: MAM

Museu de Arte Moderna de SP realiza a exposição Sete Décadas de Exposições Modernistas

A exposição tem uma seleção de cartazes de mostras de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas sete décadas


A partir do dia 22 de janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a exposição Sete Décadas de Exposições Modernistas na Biblioteca do MAM. A mostra acompanha atividades do ano do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, apresentando uma seleção de cartazes de exposições de artistas modernos realizadas pelo museu nas últimas décadas, além de exibir o documentário MAM São Paulo: sete décadas de exposições modernistas de 1950 a 2018, produzido pelo museu. A exposição é realizada com peças do acervo documental da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida, que guarda a memória institucional do MAM e é referência para a pesquisa sobre arte moderna e contemporânea.

Para Cauê Alves, curador-chefe do MAM, "parte do legado das exposições de arte moderna que o MAM apresentou por mais de sete décadas, trata-se de uma homenagem aos artistas protagonistas da arte moderna brasileira e uma pequena contribuição para os estudos sobre a história das exposições no Brasil". A seleção de cartazes da coleção apresenta as exposições: 50 anos de arte: Di Cavalcanti de 1971, Do Modernismo à Bienal de 1982, Volpi 90 anos de 1986, Modernidade - Arte Brasileira do século XX de 1988, Portinari Imagens do Brasil de 1996, Vicente do Rego Monteiro 1899-1970 de 1997, Portinari 100 anos -- Alegorias do Brasil de 2003, Guignard -- A memória plástica do Brasil moderno de 2015 e Volpi: pequenos formatos - Coleção Ladi Biezus de 2016.

Além de cartazes, o MAM realizou o documentário MAM São Paulo: sete décadas de exposições modernistas de 1950 a 2018 que foi premiado pelo ProAC e será exibido na exposição. Em breve, ele estará disponível na plataforma #CulturaEmCasa, criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. No vídeo, são exibidos personagens que compõem a trajetória da história do modernismo e que se dedicaram à arte moderna no Brasil, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Candido Portinari, Oswaldo Goeldi e muitos outros.

Serviço

Sete Décadas de Exposições Modernistas no MAM

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Data: A partir do dia 22 de janeiro de 2022

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo

Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portões 1 e 3)

Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)

Telefone: (11) 5085-1300

Ingresso: R$25,00. Gratuidade aos domingos. Agendamento prévio necessário.

Ingressos disponibilizados online

Meia-entrada para estudantes, com identificação; jovens de baixa renda e idosos (+60). Gratuidade para crianças menores de 10 anos; pessoas com deficiência e acompanhante; professores e diretores da rede pública estadual e municipal de SP, com identificação; sócios e alunos do MAM; funcionários das empresas parceiras e museus; membros do ICOM, AICA e ABCA, com identificação; funcionários da SPTuris e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Volpi: pequenos formatos - Coleção Ladi Biezus; Curadoria: Aracy Amaral. Período: jun./dez. 2016
Volpi: pequenos formatos - Coleção Ladi Biezus; Curadoria: Aracy Amaral. Período: jun./dez. 2016

Crédito: Divulgação/MAM

Comente aqui