Data: 04/03/2021 13:43 / Autor: Redação / Fonte: CPS

Mulheres que Transformam premia a diretora da Etec Pirituba

Reconhecida pela trajetória na educação e atuação contra os preconceitos de gênero e raça, Eliane Leite venceu a votação popular como Educadora do Ano


Eliane Leite, eleita Educadora do Ano, trabalha no Paula Souza há 27 anos e dirige a unidade da Zona Oeste desde 2014
Eliane Leite, eleita Educadora do Ano, trabalha no Paula Souza há 27 anos e dirige a unidade da Zona Oeste desde 2014

Crédito: Divulgação

Em cerimônia online realizada nesta quarta-feira (3), a diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba), da Capital, Eliane Leite, foi anunciada vencedora na categoria Educadora do Ano do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc.

Escolhida em votação popular na internet, a professora concorreu com outras duas finalistas na mesma categoria: Maria Helena Guimarães, do Conselho Nacional de Educação (CNE), e Nathalia Rodrigues, da plataforma Nath Finanças. 

Emocionada, ela falou sobre o valor desse reconhecimento ter sido dado a uma profissional que trabalha há 27 anos em escola pública: “Estou feliz porque esta é uma conquista da educação pública que está sendo premiada em meu nome”, afirma Eliane. Na opinião dela, o resultado é uma homenagem a todos os professores que estão na linha de frente desta realidade ainda mais desafiadora depois do início da pandemia.

A educadora destacou ainda, durante a cerimônia, a importância de as mulheres ocuparem todos os espaços. “Na escola procuramos incentivar e preparar as alunas para que se sintam capazes de atuar em diferentes áreas, como nas Ciências, Tecnologia e Engenharia”, disse.

Trajetória inspiradora 

A educadora dirige a Etec de Pirituba desde 2014 e trabalha no Centro Paula Souza (CPS) há 27anos. Formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, ela começou sua trajetória na Etec Carlos de Campos, na Capital. Trabalhou durante 20 anos nessa unidade, como assistente administrativa, professora, coordenadora e depois como diretora acadêmica. Na sequência, foi para a Etec Carolina Carinhato Sampaio, na Zona Sul, e desde 2014 é diretora da Etec de Pirituba.

Eliane é palestrante e fundadora da consultoria Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, especializada em implementar políticas de equidade em empresas e líder dos Comitês de Educação e de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil. É também co-autora do livro Mulheres que Empreendem e Transformam, publicado pela Editora Gregory, com 23 histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras. A professora foi laureada ainda com o prêmio Mulher Negra Latina Americana Caribenha 2018.

Premiação 

As vencedoras do prêmio Mulheres que Transformam receberão mentoria com os principais executivos da XP Inc e um troféu que é uma réplica da icônica escultura Fearless Girl (Menina Destemida), instalada em Nova York, para representar as mulheres no mercado financeiro. A premiação destacou profissionais que estão gerando impacto e melhorias nos setores em que atuam. Foram avaliadas oito categorias no total:  Empreendedora do Ano, Empreendedora Social, Empreendedora Cultural, Autora, Economista, Inovação e Finanças e Profissional Tech, além de Educadora.

Comente aqui